29 de março de 2024 - 07:59

Bom Dia Campo Grande discute o transporte público de Campo Grande com o vereador Junior Longo

Junior Longo é advogado, comerciante e evangélico. Seu mandato na câmara municipal vai de 2017 a 2021. (foto: Allison Ishy)

No Bom dia Campo Grande desta segunda-feira (15/07), Maristela Cantadori e Anderson Barão receberam o vereador Junior Longo, presidente da comissão permanente de transporte e trânsito. O vereador é responsável pela proposta da audiência pública que acontece hoje, a partir das 9h, sobre a situação do transporte público na capital.

A audiência pública na câmara municipal tem como objetivo cobrar informações e respostas sobre problemas  corriqueiros no transporte urbano. Problemas no transporte público não faltam: reclamações de passageiros sobre atrasos, superlotação das linhas, valores de tarifa, condições dos terminais e dos ônibus, é longa a lista de solicitações.

Participam da discussão na câmara o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, representantes da agência municipal de transporte e trânsito (AGETRAN), da agência municipal de regulação dos serviços públicos (AGEREG), do consórcio Guaicurus, do conselho de usuários do transporte coletivo, da associação dos usuários do sistema integrado de transporte urbano e estadual rodoviário (USSITER) e do Ministério Público Estadual.

“A ideia é debater o transporte e chegar a um denominador comum reunindo todos os envolvidos para, dentro de suas competências, obter uma resolutividade, buscar soluções e tirar encaminhamentos”, comenta o vereador. Recentemente, durante as sessões ordinárias, os vereadores já debateram algumas ações para fiscalização e melhoria do transporte coletivo da capital.

“Temos que ter alternativas de rotas, corredores de ônibus, temos que ter agilidade no deslocamento.” afirma o vereador Junior Longo. (foto: divulgação)

Sobre os problemas, o vereador comenta: “Defendo a modernização do transporte público e uma das coisas que quero levantar nessa audiência são alternativas para deixar o transporte mais moderno. Nós sempre tivemos investimentos para abrir avenidas para ampliar os acessos mas também temos que modernizar nosso transporte público.”, conclui.

Questionado sobre a situação do consórcio, o vereador reafirma: “Nós temos que oferecer mais qualidade no transporte público com urgência, temos que ver a questão dos contratos mas, acima de tudo, temos que ver a qualidade do serviço prestado, evitar a superlotação, agilizar o processo, temos que cobrar isso.”, comenta.

Os vereadores divergiram sobre a possibilidade de criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI), pois alguns são favoráveis a outras medidas para dialogar e cobrar o cumprimento do contrato. A audiência foi proposta para cobrar informações e respostas sobre problemas constatados, a exemplo dos ônibus que ficam parados próximos aos terminais, sem circular em determinados horários.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.