plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 04:29

Bom Dia Campo Grande: diretores da Aspra-MS convidam sociedade a participar da Corrida e Caminhada “Ninguém Segura Essa Mulher”

Evento a ser disputado em 8 de setembro terá lançamento nesta quinta-feira (1º) e visa a reconhecer o papel das mulheres na PM e no Corpo de Bombeiros
Benites (à esquerda) e Neves participarma do Bom Dia Campo Grande nesta quinta, onde falaram sobre evento da Aspra-MS. (Foto: Pedro Amaral)
Benites (à esquerda) e Neves participarma do Bom Dia Campo Grande nesta quinta, onde falaram sobre evento da Aspra-MS. (Foto: Pedro Amaral)

Será lançada às 19h desta quinta-feira (1º) na sede do Museu de Arte Contemporânea –no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande–a terceira edição da Corrida e Caminhada “Ninguém Segura Essa Mulher”, organizada pela Aspra-MS (Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul) como forma de homenagear as integrantes das corporações. A competição também é aberta para homens e atletas portadores de necessidades especiais, e está com as inscrições abertas.

Para falar mais sobre a iniciativa, o Bom Dia Campo Grande desta quinta recebeu nos estúdios da Educativa 104.7 FM o vice-presidente da Aspra-MS, Albertino Neves, e o diretor de Atividades Sociais e Eventos da entidade, Cláudio Benites.

Este explicou que a intenção com a competição é “buscar essa valorização do universo feminino. Sabemos que a mulher tem capacidade muito significativa e, às vezes, até superior à de muitos homens. Historicamente vemos a luta da mulher e o tema da corrida veio justamente para isso: mostrar que a mulher não pode ser limitada a funções e habilidades ou emoções. Acreditamos mesmo que ninguém segura uma mulher determinada”.

Neves, por sua vez, lembrou que “é cada vez maior a presença de mulheres na PM e no Corpo de Bombeiros”. Recentemente, os processos seletivos das corporações deixaram de lado as vagas delimitadas para mulheres para as incluir em concorrência ampla.

“A mulher é fundamental no atendimento e apoio na PM e nos Bombeiros. Há 30 anos atrás não entrava mulher na Polícia Militar e hoje é dividido, um avanço. Só temos de parabenizar as mulheres, que promovem mais essa competência no serviço, que não é simples”, pontuou o vice-presidente.

Competição
Benites destacou que torneio terá diferentes modalidades, incluindo para atletas com necessidades especiais. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Benites destacou que torneio terá diferentes modalidades, incluindo para atletas com necessidades especiais. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Benites explicou que a primeira edição da corrida foi realizada em 2017 para agregar atividade física, lazer e oportunidade de integração entre as mulheres na segurança pública. “Mas desde a primeira edição sempre foi aberto à toda a sociedade, inclusive aos homens. Não tem como fazer uma sociedade só de homens ou mulheres ou fazer uma homenagem a elas sem a participação masculina”.

Podem participar da prova homens e mulheres com mais de 16 anos. Haverá a prova tradicional, com 5 quilômetros de distância, com largada do Parque das Nações Indígenas em direção à avenida Afonso Pena e ao Parque dos Poderes. Além dessa, haverá um percurso surpresa, cuja distância –inferior a 10 quilômetros– só será descoberta com os competidores cruzando a linha de chegada, com a cronometragem. Nos dois casos, as disputas ocorrem no masculino e no feminino.

Além das provas regulares, haverá disputas de esporte adaptado em diferentes categorias em provas de 2 quilômetros. “Será mais festivo, mas vamos premiar os três primeiros colocados”. Haverá corridas para deficientes visuais –nas categorias baixa visão e cego total–, com possibilidade de oferecimento de guias; para cadeirantes; andantes com dificuldade de locomoção (por meio de petras, um triciclo adaptado para competições de velocidade) e pessoas com down.

“Nos últimos anos têm se falado muito em acessibilidade, mas não se vê isso nos grandes eventos, principalmente nas corridas de rua”, disse Benites. “Vai ser a primeira experiência e, então, vamos ver o que acontece, quantos inscritos vamos atrair”, prosseguiu.

A prova será disputada em 8 de setembro, com largada às 8h. As inscrições custam R$ 65 e podem ser feitas por meio do site e do aplicativo kmaisclube.com, no qual se preenche um cadastro inicial e se seleciona a prova a ser disputada –no caso, a corrida “Ninguém Segura Essa Mulher” e se encontram informações sobre a competição. Também é possível esclarecer dúvidas pelos telefones (67) 3023-7225 e (67) 9-9222-2778, nas Aspra-MS.

Já o lançamento do evento nesta noite contará com palestra de Cleberson Yamada, especialista em Educação Física, preparador físico e comentarista de corridas de rua, sobre o tema “O Panorama da corrida de rua no Brasil e no Mundo – a força da participação feminina no esporte”. A participação é gratuita, porém, as inscrições devem ser feitas com antecedência.

Reforma da Previdência
Neves reforçou importância de a Reforma da Previdência prever especificidades para a atividade de policiais e bombeiros. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Neves reforçou importância de a Reforma da Previdência prever especificidades para a atividade de policiais e bombeiros. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Os diretores da Associação dos Praças aproveitaram a presença no Bom Dia Campo Grande para comentar a polêmica envolvendo a inclusão de diferenciais para policiais e bombeiros militares na Reforma da Previdência, que foi aprovada em 10 de julho pela Câmara dos Deputados e, agora, segue para o Senado –a adição das categorias nos Estados, porém, não integra o texto.

“A sociedade civil às vezes não entende como funciona o serviço, que é diferenciado e de alta periculosidade”, afirmou Neves. “Querem crucificar o PM porque ele teve tratamento diferente na reforma, mas na realidade a diferença não é só no tempo de aposentadoria, mas no tratamento, nas condições de serviço e salário”, prosseguiu.

Benites, por sua vez, lembrou que a atividade policial e dos bombeiros exige um forte preparo físico e psicológico, que se desgastam ao logo da vida.

“Quando se entra na PM o novato está, como se costuma dizer, com ‘sangue nos olhos’: quer sair e prender todos e resolver os problemas do mundo. Mas, conforme se avança na carreira, isso causa fadiga física e psicológica. Um policial com 50, 55 ou 60 anos não tem capacidade para trabalhar na rua. Será um ótimo gestor administrativo, mas sabemos que se precisa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na rua. De que adianta entrar em uma reforma que vai ter de trabalhar mais cinco ou seis anos e aposentar aos 60 se ele não vai conseguir atender as necessidades da sociedade?”, ponderou o diretor de Eventos da Aspra-MS.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *