plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 15:30

Bom Dia Campo Grande: Dia da Super Dupla coleta doações de sangue de cães e tutores

Veterinária Amanda Coelho, do Centro de Hematologia Veterinária, falou à Educativa 104.7 FM sobre ação que será realizada na quinta-feira no estacionamento do Hemosul

Veterinária Amanda Coelho convidou tutores e pets a participarem do Dia da Super Dupla, nesta quinta-feira (28), no Hemosul. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Veterinária Amanda Coelho convidou tutores e pets a participarem do Dia da Super Dupla, nesta quinta-feira (28), no Hemosul. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Acontece nesta quinta-feira (28) no Hemosul, em Campo Grande, o “Dia da Super Dupla”, oportunidade na qual tutores e pets poderão ajudar seus semelhantes por meio da doação de sangue. A veterinária Amanda Coelho, do CHV (Centro de Hematologia Veterinária) deu detalhes sobre a ação em entrevista ao Bom Dia Campo Grande desta terça (26), ocasião em que convidou os donos de animais a participarem da ação ou, pelo menos, conhecerem a iniciativa.

“Humanos e cachorros são parceiros de vida, então, por que não irem doar sangue juntos? É o que pretendemos com a ação do Dia da Super Dupla, em parceria com o Hemosul”, explicou Amanda na Educativa 104.7 FM. A unidade de coleta de sangue dos animais ficará no estacionamento do Hemosul, onde serão recepcionados os animais. Os tutores, por sua vez, poderão deixar sua colaboração na sede do órgão.

Assim como os humanos, que têm regras a serem seguidas para doar sangue (idade entre 16 e 69 anos, estarem bem alimentados, pesarem mais de 55 kg e levar documento de identificação oficial com foto), os cães também precisam atender a alguns critérios mínimos para o procedimento. “Em tese, todo o cão pode doar, mas para o dia da ação colheremos sangue daqueles com mais de 25 quilos”, antecipou Amanda, restringindo, desta forma, a campanha aos animais de porte médio e grande.

Como funciona

A bolsa de sangue para cães é semelhante à usada para humanos, também com 500 ml. A doação, por sua vez, é restrita a 1,5% do peso do animal e dura cerca de oito minutos. O método de coleta também é diferente, com acesso pela veia jugular, “diferente do humano por ser uma meia mais calibrosa”. O animal fica deitado e é acariciado, a fim de o deixar tranquilo. “Tem cães que dormem durante a doação”, afirmou a veterinária.

Veterinária Amanda Coelho (à direita) falou ao Bom Dia Campo Grande sobre campanha que visa a ajudar o Hemosul e o CHV. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Veterinária Amanda Coelho (à direita) falou ao Bom Dia Campo Grande sobre campanha que visa a ajudar o Hemosul e o CHV. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Os tutores também precisam estar cientes de que o animal não pode ter sofrido com nenhuma doença infectocontagiosa, como a doença do carrapato ou a leishmaniose, e precisam estar com os vermífugos e vacinas em dia. “Também faremos outras perguntas, em um procedimento muito parecido com a doação de sangue humano. Entrou na unidade, fazemos exames rápidos e coletamos a bolsa, que passará por mais análises para sabermos se o sangue pode ser usado”.

Amanda Coelho explica que os cães têm muitos tipos sanguíneos, o que será verificado em exames. A título de comparação, gatos possuem apenas três –A, B e AB. O processo de coleta para felinos, porém, é diferente: não é feito estoque e se usam agulhas e bolsas diferenciadas. Por estes e outros motivos, a campanha não envolverá esses animais.

Uso das doações dos pets

O sangue coletado dos cães é usado para tratamento de doenças como a do carrapato, leishmaniose e alguns tipos de câncer, para cura de algumas intoxicações ou envenenamentos (como picada de cobra) ou acidentes que demandam reposição de sangue. Os cães podem efetuar doações, em média, a cada 70 dias –a frequência do estoque também é considerada na extensão do prazo. Diariamente, o Centro de Hematologia Veterinária demanda cerca de quatro bolsas.

A expectativa é de que a campanha atenda a 100 duplas, o que não significa a coleta de igual número de bolsas. “Como não precisamos de um estoque tão grande, a expectativa maior é para o Hemosul. Nesta época do ano, logo depois do Carnaval, as pessaos mergulham de cabeça no trabalho e reduzem o estoque”, afirmou. O CHV tem a meta de coleta até 30 bolsas de sangue canino, usando a ação para divulgar seu trabalho –caso a meta seja atingida, animais serão cadastrados para coleta posterior, na própria residência dos pets.

O Dia da Super Dupla fará atendimentos por ordem de chegada, das 8h às 17h desta quinta-feira, na sede do Hemosul em Campo Grande –à avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro (na esquina com a rua Padre João Crippa).

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Lívia Machado e apresentação de Maristela Cantadori e Ânderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite ao ouvinte começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos atuais e variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *