FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de julho de 2024 - 02:09

Bom Dia Campo Grande debate Energia Solar e Sustentabilidade

O Primeiro Seminário de Energia Solar será realizado nos dias 21 ne 22 de junho, na sede do Crea-MS, em Campo Grande. O encontro busca apresentar o quadro geral de utilização da energia solar no Brasil e apontar perspectivas e desafios para o desenvolvimento e incremento dessa fonte de energia na Capital. A iniciativa também pretende difundir tecnologias e experiências que possam auxiliar na implementação da energia solar, desmistificar a mini e a micro-geração fotovoltaica, e debater a contribuição das políticas públicas aplicáveis ao setor e o potencial para a geração de novas oportunidades de negócios.

Quem falou sobre este e outros assuntos para o programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, foi o vereador e Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campo Grande, Eduardo Romero.

“No Brasil mais de 60% da energia é hidrelétrica, uma fonte que muda o comportamento geográfico e ambiental, é de alto custo e toma muito espaço. Já a energia solar não polui, não gera impacto e é viável economicamente porque reduz, em mais de 85%, o custo da energia elétrica”, afirmou Eduardo.

O vereador sinalizou que espera, com o Seminário, agregar subsídios para elaborar uma lei municipal que conceda mais incentivos para a implementação da energia solar na região. “Até 2028 está liberado o ICMS no estado para quem deseja instalar e utilizar o recurso da energia solar. Estamos pensando, inclusive, em liberar o IPTU para os usuários dessa fonte”, adiantou Romero.

O parlamentar também abordou o intenso debate sobre o Plano Diretor da cidade. “É preciso reurbanizar o centro de Campo Grande, priorizar a ocupação dos espaços vazios. O centro é dominado pelo comércio, tem poucas residências por conta do encarecimento dos aluguéis. A situação levou os bairros a ganharem vida, com moradias e serviços essenciais. Uma das questões em pauta, no planejamento do crescimento do município, é justamente a revisão da urbanização do centro, e a possibilidade das pessoas estarem próximas a seus locais de trabalho”, ponderou.

Quanto ao fomento à cultura local, Eduardo Romero disse que o orçamento municipal prevê apenas um por cento para o setor. “Um dos desafios é ampliar os espaços culturais da Capital”, considerou.

O que é energia solar

É a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Pode ser transformada em energia térmica (aquecimento solar de água) ou elétrica (geração de energia elétrica).

A energia solar pode ser distribuída para a rede elétrica. Neste sistema ela é captada por meio de placas fotovoltaicas e enviada para a empresa concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica da cidade. Durante o dia o relógio de luz roda ao contrário, e durante a noite, ou em dias com tempo nublado, o consumo residencial é servido pela empresa concessionária, fazendo com que o relógio de luz volte a rodar no sentido normal.

Para possibilitar o envio e o recebimento de energia para a concessionária, a empresa responsável deve trocar o relógio de luz por um relógio bidirecional de luz. Dessa forma quando o relógio rodar ao contrário serão gerados créditos, que vão ser compensados em faturas de energia nos meses subsequentes.

Placa solar fotovoltaica

O equipamento converte a irradiação solar diretamente em energia elétrica. É um dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental para o processo de conversão de irradiação solar em energia elétrica.

A instalação do sistema fotovoltaico requer um projeto de energia desenvolvido e coordenado por engenheiros e eletrotécnicos. As placas são geralmente instaladas no telhado da residência para melhor aproveitamento da energia solar.

Serviço – 1º Seminário de Energia Solar, nos dias 21 e 22 de junho. Local: Crea-MS (Rua Sebastião Taveira, 272, Monte Castelo). A inscrição é um quilo de alimento não perecível e deve ser feita pelo endereço www.eduardoromero.com.br/seminario. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-1534, ou pelo e-mail eduardoromeroms@gmail.com

Sintonize – Apresentado por Diana Gaúna, Bosco Martins e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande vai ao ar de segunda s sexta-feira, das 7h às 8h, na FM 104.7 Educativa. Os ouvintes podem acompanhar o programa também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a rádio).