FM 104,7 [ AO VIVO ]

22 de julho de 2024 - 23:28

Bom Dia Campo Grande: com fim de coligações, partidos de MS se movimentam para 2020

Daniela Benante explica movimentações que incluem lançamento de candidaturas a prefeito
Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande, cujas cadeiras de vereador estarão novamente em disputa em 2020. (Foto: Izaías Medeiros/CMCG/Divulgação)

Partidos políticos de Mato Grosso do Sul já se movimentam para disputar as prefeituras dos 79 municípios do Estado, em busca de novas filiações para reforçarem seus quadros. O movimento, normal em cada ano, neste ano é intensificado com o fim das coligações proporcionais –que, em 2020, envolvem as vagas nas Câmaras Municipais.

As informações foram apresentadas no Bom Dia Campo Grande pela jornalista Daniela Benante, que a partir desta segunda-feira (5) trará informações sobre o cenário político estadual e a agenda parlamentar ao programa da Educativa 104.7 FM. Segundo ela, o movimento também inclui a filiação de lideranças para disputarem candidaturas a prefeito.

A prioridade foi reconhecida, como informou a jornalista, por agremiações como o PSDB –cujo presidente, Sergio de Paula, já colocou entre as prioridades as filiações em diferentes regiões, de olho na janela partidária, o período em meados de março que permitirá trocas de partidos sem que os detentores de mandatos no Legislativo percam os mandatos.

“Agora é chapa pura”, destacou Daniela, que também citou a situação do MDB, no qual o ex-governador André Puccinelli tem cumprido várias agendas pelo interior a fim de formar chapas eleitorais e lançar candidatos, conforme informou o deputado estadual Márcio Fernandes. PDT, PP e PSL, entre outros partidos, já antecipam o movimento.

O também deputado estadual Lucas de Lima, do SD, solicitou ao partido para disputar a Prefeitura de Campo Grande a fim de fortalecer a chapa de vereadores, lembrou a jornalista. O movimento é seguido também pelo PT e outras agremiações, que já vinham trabalhando candidaturas próprias e descartando as alianças.

“A discussão vai se acirrar a partir de agora de olho nas eleições do ano que vem. Será uma discussão forte na Câmara de Campo Grande e vamos estar lá”, prosseguiu Daniela, que também trará informações de outras casas, como a Assembleia Legislativa –onde, antecipou ela, a semana será tomada por audiências públicas e discussões sobre mudanças na Lei de Licitações e da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.