Como fazer para não começar o ano com dívidas, sabendo administrar a receita doméstica. As dicas foram dadas pelo economista Antonio Boni, entrevistado do programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa.
Janeiro é o mês de se pagar impostos (IPTU, IPVA), pagar mensalidade e material escolar, quitar parcelas do cartão de crédito, entre outras despesas que os trabalhadores têm que arcar logo no início do ano. Qual o segredo para não se atolar com tantas faturas e acabar no vermelho nos primeiros meses de 2019?
“O principal é equilibrar a receita com os gastos e despesas. Nos tributos, por exemplo, a vantagem de se pagar à vista é que o contribuinte tem 20% de desconto. Já os cartões de crédito demandam mais de 200% de juros. Infelizmente a taxa de juros praticada no país é muito alta”, ressalta Boni.
O especialista fez questão de reafirmar a importância de se quitar os débitos à vista.
“Comprar à vista sempre é um bom negócio por causa da inflação, a medida maximiza muito mais a renda”, justifica.
Quanto à situação econômica nacional, o especialista prefere manter cautela em relação à um posicionamento mais otimista. “Existe muito desemprego e retração do mercado. Sugiro fazer algum investimento para quem tem dinheiro disponível, mas não recomendo a previdência privada”, pontua Boni, sem entrar em maiores detalhes sobre a instabilidade da economia atual.
Sexta-feira também é dia de agenda cultural no Bom Dia Campo Grande. Um dos destaques do final de semana, além das atrações culturais, esportivas e de lazer para a população da Capital, é a bacalhoada promovida pela escola de samba Deixa Falar.
O evento gastronômico acontece hoje (18/01), a partir das 20h, no estabelecimento Mansur. A iniciativa busca arrecadar fundos para a agremiação que, neste ano, homenageará a professora Maria da Glória Sá Rosa. Às terças, quintas e sábados a escola realiza ensaios abertos ao público na Vila Nasser. Para mais informações basta ligar no telefone (67) 99954-2367.
Programa Bom Dia Campo Grande – é transmitido de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio 104.7 e no portal da educativa. Apresentação: Anderson Barão, Lívia Machado e Maristela Cantadori. Produção: Livia Machado e Rose Rodrigues.