plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

24 de abril de 2024 - 06:13

Bom dia Campo Grande aborda nesta quinta apropriação de tecnologia brasileira por multinacional

Óleo vegetal de baixa inflamabilidade desenvolvido pela Kardol foi patenteado nos Estados Unidos pela 3M do Brasil sem autorização de propriedade intelectual

Campo Grande, MS – A usurpação de propriedade intelectual de invento é assunto de entrevista nesta quinta-feira no programa Bom dia Campo Grande, que vai ao ar das 7h às 830 na Educativa FM 104,7.

Advogado Wagner Leão do Carmo (Foto: Divulgação)

A questão, que se tornou uma pendenga judicial, será abordada pelo advogado Wagner Leão do Carmo, que acompanha o caso.

Segundo o advogado, o caso tramita no 13ª Vara Cível da Comarca de Campo Grande e serve como exemplo para que pesquisadores busquem se garantir contra “furto” de propriedade intelectual ou plágios de invenções.

No caso a ser abordado durante entrevista ao Bom Dia Campo Grande, Vagner Leão do Carmo lembra que depois de mais de um ano de pesquisa, empresa campo-grandense descobriu que sua invenção foi patenteada pela 3M em nome de três falsos pesquisadores (um brasileiro e dois americanos).

A empresa Kardol Indústria Química, atualmente desativada, é autora da ação e a invenção faz parte de um acordo de desenvolvimento de um óleo/ester vegetal para ser usado como isolante elétrico e lubrificante em transformadores elétricos. Conforme processo judicial a proposta originária era a utilização de um óleo vegetal, como isolamento elétrico. A partir daí, a indústria química de Campo Grande e somente ela, desenvolveu amostras, processos e fórmulas para testes, encaminhando para a 3M as primeiras amostras de óleo/éster de crambe com ácido erúcico.

 Utilizando o know–how da empresa local a 3M apenas refez os testes com amostras fornecidas e expandiu as negociações, focando na produção em escala, com falsas promessas de que tinha interesse e estrutura para produzir o óleo em escala mundial. A ação na justiça busca reparação de dano e furto de propriedade intelectual, pois, segundo a empresa e seu advogado, a 3M teria criado uma ficção contratual para sustentar que o desenvolvimento do produto tivera participação direta de técnicos da empresa, alegação “absolutamente falsa”, de acordo com a defesa da Kardol, sustentando que o produto foi desenvolvido em Campo Grande, exclusivamente pela Kardol, sendo ela a verdadeira inventora. “Vale lembrar que tanto a concepção, da dosagem como o desenvolvimento do produto foi realizado dentro de Campo Grande”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *