28 de março de 2024 - 18:49

Bolsistas da Fundesporte disputam o Sul-Americano de Atletismo Sub-20 e miram Mundial

Medalhistas de ouro no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, em maio deste ano, Bruna Vieira de Jesus e Yuri Moreira Benites têm agora um desafio internacional pela frente. Beneficiários do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, concedido por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), os atletas vão disputar o 44º Sul-Americano da categoria, que será realizado nos dias 9 e 10 deste mês, em Lima, no Peru.

Na capital peruana, os sul-mato-grossenses vão em busca de medalhas no lançamento do dardo. Ao todo, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 74 atletas (39 no masculino e 35 no feminino).

A dardista Bruna Vieira de Jesus, de 18 anos, representa a Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), de Campo Grande (MS). Além do ouro no Brasileiro Sub-20 e de assegurar vaga ao Sul-Americano, a campo-grandense também estará em Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro, para a disputa do Pan-Americano da classe. A atleta, atualmente, é líder do ranking sul-americano sub-20 do dardo, com a marca de 48,57 metros.

Quem também lidera o ranking na América do Sul é Yuri Moreira Benites, de 16 anos, com 61,52 metros. No Brasileiro Sub-20, em Bragança Paulista (SP), o atleta da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai (MS), ficou a 1,22 metro de atingir o índice exigido para ir direto ao Pan de Santiago. No entanto, em Lima, o dardista tem grandes chances de carimbar vaga rumo ao Chile em outubro.

Seleção brasileira conta com Bruna por medalhas no dardo. (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

O Campeonato Sul-Americano também é uma grande oportunidade de os atletas tentarem índices para o Campeonato Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto.

Bolsa Atleta

Talentos do desporto sul-mato-grossense, Bruna e Yuri são contemplados pelo programa Bolsa Atleta. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, na edição 2021-22, beneficia ao todo 240 atletas, além de 30 técnicos no Bolsa Técnico. O investimento total é de R$ 2,74 milhões, oriundo do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE-MS). O valor representa o dobro da edição anterior e amplia em mais de 40% o número de beneficiários.

Lucas Castro – Fundesporte
Foto de destaque: Arquivo/Fundesporte