28 de março de 2024 - 20:02

Bodoquena é o quinto maior produtor de abóbora de MS, aponta IBGE

O municipio de Bodoquena, no interior de Mato Grosso do Sul, foi apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o quinto maior produtor de abóbora e o sétimo maior produtor de banana do Estado. Os dados fazem parte dos resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017, realizado entre 2 de outubro de 2017 a 28 de fevereiro deste ano.

O Censo do IBGE é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, sendo a única pesquisa, segundo o instituto, que levanta informações sobre todos os estabelecimentos deste setor no Brasil.

Conforme o levantamento, o município possui 699 propriedades rurais, ficando em quinto lugar na produção de abóboras e o sétimo na de banana no MS. Bodoquena possui ainda, mais de 172 mil cabeças de gado, 4 mil ovinos, 2 mil equinos, mil suínos e mais de 15 mil galináceos.

Foto: Prefeitura de Bodoquena

O censo revelou que 22% dos produtores rurais são mulheres, 3,73% possuem menos de 30 anos, sendo a maioria (56,61%) formada por produtores entre 30 e 60 anos. Os resultados definitivos estarão disponíveis em julho de 2019, mas os preliminares podem ser acessados no site do IBGE.

Os dados foram apresentado por representantes do IBGE ao prefeito do Municipio, Kazuto Horii, o coordenador municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Bodoquena, Airton José Silva Garcez, o secretário de Administração e Finanças e interinamente Assistência Social, Juliardson de Castro Couto, e o chefe de gabinete, Hélio Ferreira Gonçalves.