24 de abril de 2024 - 18:51

Bodoquena e Jardim comemoram aniversários neste final de semana

Bodoquena tem pouco mais de 7,8 mil habitantes

Os municípios de Bodoquena e Jardim, ambos na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, comemoram 37 e 71 anos neste final de semana. O primeiro foi reconhecido em 13 de maio de 1980, com Lei nº 87, que desmembrava-o da cidade de Miranda. Já o segundo foi fundado em 14 de maio de 1946.

Eles integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e junto com Bonito e Guia Lopes da Laguna formam um importante cinturão turístico de Mato Grosso do Sul, com mais de 30 atrações diferentes.

Ambos têm forte influência paraguaia. Bodoquena devido à riqueza do solo, que com a implantação de uma colônia agrícola pelo então governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, quando MS ainda fazia parte de Mato Grosso, em 1950, atraiu colonos de diversos lugares do país e de países vizinhos.

Os primeiros colonos instalados foram Chico Mineiro e Alfredo Pedro de Araújo. No início a ligação entre Miranda e a colônia era chamada de Trilha dos Caminheiros da Fé, que totalizava 55 km e recebeu este nome por causa dos vários obstáculos (pântanos, morros, matas e igarapés) e que durante as cheias do Rio Miranda deixava a colônia praticamente isolada.

Jardim tem atualmente 24,3 mil moradores

Já Jardim teve como seus primeiros moradores os operários da construção da rodovia que ligaria o Brasil à fronteira com o Paraguai, a qual permitiu ao município tornar-se uma cidade-polo e ter uma posição geográfica privilegiada. A história da cidade está diretamente ligada à Guerra da Tríplice Aliança, palco do capítulo da Retirada da Laguna.

Ao chegar ao sul do Mato Grosso, José Francisco Lopes fundou, às margens do Rio Miranda, uma fazenda de nome Jardim, onde se dedicou à pecuária. Com o início dos conflitos da Guerra do Paraguai, Lopes tornou-se peça fundamental aos soldados brasileiros por ser grande conhecedor da região, guiando os soldados até Bela Vista. Após a Batalha do Nhandipá, Carlos de Morais Camisão ordenou a retirada das tropas, futuramente conhecida como A retirada da Laguna.

Programação

A data será marcada por desfiles cívicos e shows nas duas cidades. Em Bodoquena as festividades começam nesta quinta-feira (11) na Câmara Municipal, com entrega de homenagens a personalidades que prestaram serviços relevantes para município. No sábado (13) dia em que o município completa 37 anos, as atividades começam às 6 horas na Praça Central com a alvorada da banda municipal.Na sequencia autoridades prestam sua homenagem durante o ato cívico e às 9 horas tem início o desafio de Mountain Bike.

O desfile será realizado às 16 horas e o show com as duplas Neto e Zanotti, Patricia e Adriana e o grupo Geração Serrana está previsto para 20 horas. No domingo (14) a Missa Solene na Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro encerra as comemorações.

Em Jardim as atividades foram iniciadas no último sábado (6) com a abertura do Festival de Futsal. A final acontece amanhã (12), a partir das 19 horas no Ginásio de Esportes Ticão.

Apesar de o aniversário ser oficialmente no domingo (14) os eventos serão realizados no dia 13, sábado. O desfile cívico terá início às 8 horas na Av. Duque de Caxias, nas proximidades da Praça do Encontro. Ás 13h30 a Praça Evandro Bazzo recebe sulas de Alongamento, Zumba e Dança e a concentração da primeira Corrida Monte Sião, que conta com corredores paralímpicos do Brasil inteiro e é aberta a todos que tenham interesse em participar.

A largada está prevista para as 16h30 e entrega dos prêmios às 18h30. Às 21h30 o show de Marcelo Loureiro e Jerry Espíndola, na Praça do Encontro encerra a homenagem.

O prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), ressaltou a participação do Estado no município, afirmando que tem sido um importante parceiro no desenvolvimento das regiões. “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer a população momentos de lazer para celebrar os 71 anos de Jardim. E isso só está sendo possível com a ajuda do governador Reinaldo Azambuja. Preparamos tudo com muito carinho para a comunidade jardinense”, disse.

Corrida:

A inscrição para a é gratuita e pode ser feita pelo site centraldacorrida.com.br/montesiaoms.

Quem tiver o interesse em competir, deve comprar um kit no valor de R$ 50, composto por camiseta, squeeze (objeto próprio para o atleta levar água) e mochila saco do evento. Já aqueles que tem interesse em apenas participar (sem competir), não precisam adquirir o kit. A compra também é efetuada pelo site, o qual emitirá uma guia para pagamento; e o atleta poderá retirar o kit no dia e local da corrida.

Localizada em Bodoquena, cachoeira Boca da Onça é a maior do Estado
Ponte entre os municípios de Jardim e Guia Lopes é patrimônio histórico de MS