O Blues & Derivados com Clayton Sales retorna das férias neste sábado (06/02) com uma homenagem no destaque comentado ao lendário Gary Moore, um dos maiores guitarristas da história do Blues, falecido há exatos 10 anos. Esta e muitas outras atrações você pode ouvir a partir das 17h na Educativa 104.7 FM.
Robert William Gary Moore nasceu em Belfast, na Irlanda, em 4 de abril de 1952. Gary Moore foi um conceituado guitarrista e compositor de hard rock, blues e rock progressivo. Considerado um dos maiores guitarristas da história, seu trabalho nos anos 1970 e início dos anos 1980 influenciou grandes nomes da guitarra.
Gary Moore iniciou a trajetória profissional aos 16 anos na banda de blues e rock irlandesa “Skid Row”, não confundir com a banda de glam rock dos anos 1980. Tendo Jeff Beck, Eric Clapton, Peter Green e Jimi Hendrix como referência, a banda participou das gravações de um álbum da banda de folk “Dr. Strangely Stranger”. Pouco depois, Moore estava na banda irlandesa “Thin Lizzy” onde conheceu seu fiel comparsa, Mr. Phil Lynott.
Apesar do fanatismo pelo blues, o jazz também fazia a cabeça de Gary Moore, tanto que foi o estilo mais explorado em seu primeiro álbum-solo, “Grinding Stone” (1973), e em sua breve jornada com a segunda encarnação do “Colosseum”, batizada de “Colosseum II”. No “Thin Lizzy”, Gary Moore colaborou tocando em shows e no álbum “Black Rose” (1979). Chegou a ser chamado para integrar a banda de Ozzy Osbourne, mas recusou.
Gary Moore estabeleceu sua carreira solo e obteve muito sucesso pela Europa e Japão com destaque em duas fases distintas: a mais hard rock e heavy metal em discos como “Corridors of Power”, “Victims of Future” e “Wild Frontier” na década de 1980 e a fase com pegada mais no blues a partir dos anos 1990 em álbuns como “Still got the Blues”.
Gary Moore influenciou os guitarristas Vivian Campbell, John Norum, Paul Gilbert, Jake E. Lee, Slash, Orianthi, Joe Bonamassa, Adrian Smith, Doug Aldrich, George Lynch, Zakk Wylde, Randy Rhoads, John Sykes, Phil Collen, Janick Gers, Mikael Åkerfeldt, Kirk Hammett, entre outros tantos.
Alguns dos maiores sucessos de Gary Moore são “Parisienne walkways”, Still got the Blues”, “Over the hills and far away, “End of the world”, “Murder in the skies”, “The loner”, “Out in the fields” (em parceria com Phil Lynott) e “Empty rooms”. Fica aqui uma prévia da homenagem a Gary Moore com o clipe de “Still got the Blues”:
Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues e Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).