
O Blues & Derivados com Clayton Sales deste sábado (24/10) homenageia um mestre do piano, nome importante para a transição do Blues ao Rock’n Roll: Fats Domino. Esta e muitas outras atrações você pode ouvir a partir das 17h na Educativa 104.7 FM.
Nascido Antoine Dominique Domino em Nova Orleans no dia 26 de fevereiro de 1928, Fats Domino foi cantor, compositor e pianista de Rock e R&B. Fats Domino atraiu a atenção do público com a música “The Fat Man” em 1949 gravada pela Imperial Records. A música é considerada uma das primeiras gravações de Rock’n Roll com piano ritmado e Fats Domino cantando “wah-wah” acompanhado de uma batida forte. O disco vendeu mais de um milhão de cópias, e é visto como a primeira gravação de Rock a fazer isso.
Fats Domino lançou uma série de hits com o produtor e compositor Dave Bartholomew, os saxofonistas Herbert Hardesty e Alvin “Red” Tyler e o baterista Earl Palmer. Com o hit “Ain’t That a Shame” lançado em 1955, Fats Domino alcançou o top 10 nas rádios. A música ainda alcançaria a primeira posição quando Pat Boone fez uma versão cover da música que obteve um alcance maior de audiência tocando em rádios na época da segregação racial. Ao longo da carreira Fats Domino teve 37 singles no Top 40.
O primeiro álbum de Fats Domino, “Carry on Rockin”, foi lançado em novembro de 1955 e subsequentemente relançado como “Rock and Rollin’ with Fats Domino” em 1956. Sua versão para a música de 1940 de Vincent Rose, Al Lewis e Larry Stock, “Blueberry Hill” alcançou o segundo lugar no Top 40, foi primeiro lugar nas paradas R&B por 11 semanas e se consagrou como seu maior hit. “Blueberry Hill” vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo entre 1956 e 1957.
Entre 1956 e 1959 Fats Domino ainda lançou uma série de sucessos incluindo “When my dreamboat comes home”, “I’m walkin'”, “Valley of tears”, “It’s you I love”, “Whole lotta loving”, “I want to walk you home” e “Be my guest”. Fats Domino ainda participou dos filmes “Shake, Rattle & Rock!” e “The girl can’t help it”, ambos lançados em 1956.
No começo da década de 1960 Fats Domino continuou lançando sucessos pela Imperial Records incluindo “Walkin’ to New Orleans”, co-escrita por Bobby Charles, e “My girl Josephine”, ambas lançadas em 1960. Depois que a gravadora foi vendida no começo de 1963, Fats Domino abandonou o selo onde gravou mais de 60 singles com 40 músicas no top 10 das paradas R&B e 11 singles no top 10 das paradas Pop.
Os anos seguintes marcariam o contrato com a ABC-Paramount que levou Fats Domino a sair de Nova Orleans para gravar em Nashville. Pela gravadora Fats Domino acabou encerrando a parceria com o colaborador Dave Bartholomew e assinando com o produtor Helton Jarvis que acabou levando o som de Fats Domino para uma pegada mais Country. Com a ABC-Paramount Fats Domino lançou 11 singles mas apenas “Red sails in the sunset” entrou nas paradas de sucesso da época.
O final dos anos 1970 marcou o contrato com outras gravadoras como a Mercury e a Reprise onde Fats Domino chegou a voltar para as paradas com sua regravação de “Lady Madonna” dos Beatles. Na década de 1980 Fats Domino decidiu não sair mais de Nova Orleans diminuindo drasticamente os shows uma vez que ganhava mais com os royalties dos sucessos que com turnês. Em 1998 o presidente Bill Clinton o condecorou com a National Medal of Arts e em 2004 a Rolling Stone o reconheceu como o 25º entre os 100 maiores artistas de todos os tempos.
Fats Domino faleceu em 24 de outubro de 2017 aos 89 anos depois de uma longa carreira de sucessos. Vale conferir uma palhinha do Blues & Derivados de sábado com Fats Domino tocando o hit “Blueberry Hill”:
Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues e Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).