Blues & Derivados faz tributo a T-Bone Walker

Compartilhe:

A guitarra de T-Bone Walker é destaque no tributo ao músico. (foto: reprodução)

Blues & Derivados com Clayton Sales deste sábado (30/05) faz um tributo a um dos maiores nomes do Blues: T-Bone Walker. Esses e muitos outros destaques você pode ouvir a partir das 17h na Educativa 104.7 FM.

Aaron Thibeaux Walker, mais conhecido como T-Bone Walker ou Oak Cliff T-Bone nasceu em Linden, Texas, no dia 28 de maio de 1910. T-Bone Walker foi guitarrista, cantor e compositor, reconhecido como o primeiro músico de Blues a usar uma guitarra acústica amplificada. Foi quando a família se mudou para o sul do Texas que T-Bone conheceu sua primeira grande influência no Blues: Blind Lemon Jefferson. Sua primeira gravação foi “Wichita Falls Blues”/”Trinity River Blues” pela gravadora Columbia Records em 1929 com o nome de Oak Cliff T-Bone.

Seu som característico foi surgir em 1942 quando gravou “Mean old world” com seus solos característicos na guitarra. Os grandes sucessos vieram entre 1946 a 1948 na Black & White Records, a destacar o álbum “Call it stormy monday but tuesday is just as bad” de 1947 com a famosa faixa de abertura que dá nome ao disco. O próximo álbum, “T-Bone Shuffle”: “Let your hair down, baby, let’s have a natural ball”, é outro que marcou a carreira de T-Bone Walker. Ambos os discos são considerados clássicos, tanto que B.B. King declarou que “Stormy Monday” foi a música que o inspirou a pegar na guitarra, canção que também é a favorita dos “The Allman Brothers Band”.

Ao longo de sua carreira, T-Bone Walker trabalhou com grandes nomes do Blues como Teddy Buckner (trompete), Lloyd Glenn (piano), Billy Hadnott (contrabaixo), Jack McVea (tenor sax) entre outros tantos. T-Bone Walker faleceu em 16 de março de 1975, pouco antes de completar 65 anos.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues e Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *