
Os 10 anos da morte do bluesman Bo Diddley está entre as atrações do Blues & Derivados deste sábado (2), ocorrido em 2 de junho de 2008 em Omaha (EUA). O programa da FM 104,7 terá comentários do apresentador Clayton Salles sobre aquele que é considerado o 27º maior guitarrista de todos os tempos, segundo lista divulgada em 2011 pela revista norte-americana Rolling Stones.
Diddley foi influência para alguns dos principais músicos de sua época –inspirando muitos que vieram depois com seu estilo peculiar, que ia muito além da quase onipresente guitarra retangular. A “Batida Bo Diddley” foi replicada por vários artistas, incluindo Buddy Holly em “Not Fade Away”. Comumente, não mudava os acordes em suas obras –cantando e tocando com o mesmo durante todo o tempo. “Hey Bo Diddley” e “Who do you love?” são dois exemplos dessa característica de suas obras.
Porém, Bo Diddley também usava uma variedade de diferentes estilos. Foi, inclusive, um dos primeiros a usar distorções; além de se valer de violino e violoncelo. Nos palcos, dividiu espaço com alguns dos nomes mais conhecidos do blues e do rock –B.B. King, Albert King, John Lee Hooker, Buddy Guy, Muddy Waters e Eric Clapton estão na lista. Várias de suas canções também ganharam novas versões gravadas.
Nascido Ellas Otha Bates em 30 de dezembro de 1928 em Archer (Flórida, EUA), mudou o nome para Ellas McDaniel por sua mãe adotiva, Gussie. O nome artístico Bo Diddley é um termo usado por negros no sul dos Estados Unidos, que quer dizer “nada por enquanto”, e teria sido adotado em sua breve e obscura carreira de boxeador.
Diferente de outros grandes artistas do blues, porém, seu nome perdeu evidência com os anos, embora tenha continuado a realizar shows até poucos anos antes de sua morte. Em 13 de maio de 2007, Diddley sofreu um derrame durante uma apresentação em Iowa, resultando em uma internação quatro dias depois.
O incidente afetou sua fala e a compreensão, piorando o quadro de alguém que já sofria de diabetes e hipertensão. Em agosto daquele mesmo ano, sofreu um incidente cardíaco durante um check-up, resultando em nova internação.
Bo Diddley morreu em 2 de junho de 2008, aos 79 anos, em sua casa na Flórida, devido a insuficiência cardíaca. Ele foi sepultado na cidade de Bronson, deixando para o mundo cerca de 40 discos, várias homenagens e um estilo inconfundível.
Sintonize – Apresentado por Clayton Salles, o Blues & Derivados vai ao ar na FM 104,7 aos sábados, às 17h. Os ouvintes também podem acompanhar o programa ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouvir a Rádio”).