plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

11 de dezembro de 2024 - 03:20

Blues & Derivados celebra os 85 anos de Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis chega aos 85 anos e o Blues & Derivados relembra sua carreira. (foto: reprodução)

Blues & Derivados com Clayton Sales deste sábado (03/10) celebra os 85 anos da lenda do Rock, Jerry Lee Lewis. Esta e muitas outras atrações você pode ouvir a partir das 17h na Educativa 104.7 FM.

Jerry Lee Lewis nasceu em Ferriday, Louisiana, em 29 de setembro de 1935. Jerry Lewis cantou, compôs e dominou o piano tendo sido um dos pioneiros do Rock, tanto que seu nome está eternizado no “Rock and Roll Hall of Fame” desde 1986. Em 2004 a revista Rolling Stone colocou-o em vigésimo quarto lugar no ranking dos cem melhores artistas de todos os tempos.

A origem humilde não impediu os pais de Jerry Lewis de hipotecarem a própria casa para poder comprar um piano ao jovem talento que logo desenvolveu seu próprio estilo de tocar o instrumento. Assim como Elvis Presley, Jerry Lewis cresceu cantando música gospel nas igrejas pentecostais sulistas. Em 1950 entrou para o “Southwestern Bible Institute” em Texas mas logo foi expulso por má-conduta por tocar versões mais animadas dos cânticos da igreja.

Deixando a música religiosa para trás, Jerry Lewis integrou o movimento “Roll and Rock” em 1954 com um som misto de Rhythm and Blues, Boogie-woogie, Gospel e Country. Jerry Lewis juntou-se a Elvis Presley, Roy Orbison, Carl Perkins e Johnny Cash na lista de astros que começaram sua carreira no Sun Studios na mesma época. Seus primeiros hits vieram em 1957 com sua versão repaginada de “Crazy arms” e em 1958 com “Whole lotta shakin’ goin’ on”. A fama mundial veio logo depois com a eterna “Great balls of fire”. Diz a lenda que Elvis Presley depois de ver Jerry Lewis tocando disse que se conseguisse tocar piano daquele jeito, não cantava nunca mais.

Os anos seguintes na carreira alternaram sucessos e escândalos, problemas com drogas e momentos de pura genialidade. O casamento polêmico com a prima de 13 anos, a perda do primeiro filho e o abuso do álcool e das drogas fizeram com que Jerry Lee Lewis fosse internado no final da década de 1970.

A volta por cima veio em 1986 com o nome eternizado no “Rock and Roll Hall of Fame” e a reunião com Roy Orbison, Johnny Cash e Carl Perkins na Sun Studios em Memphis para regravar o álbum “Class of ’55”. O final dos anos 1980 ainda trouxeram a cinebiografia “Great balls of fire” dirigida por Jim McBride, baseada no livro que Myrna Lewis, sua primeira esposa, escreveu com Murray M. Silver Jr. em 1982 contando sobre o conturbado começo da carreira do astro.

Jerry Lee Lewis esteve no Brasil em duas ocasiões: em 1993 e 2009.  Seu último álbum lançado foi “Mean old man” em 2010 depois de mais de 50 discos lançados. Segue abaixo uma palhinha do que esperar pro Blues & Derivados de sábado – Jerry Lee Lewis toca ao vivo da Inglaterra em 1964 um breve concerto com “Great balls of fire”, “High School confidential”, “A whole lotta shakin´goin´on” e outros de seus grandes sucessos da época:

 

 

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues e Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *