O Blues & Derivados com Clayton Sales deste sábado (10/10) comemora o aniversário de 43 anos do Mato Grosso do Sul celebrando os artistas regionais do Blues. Esta e muitas outras atrações você pode ouvir a partir das 17h na Educativa 104.7 FM.
Mato Grosso do Sul conta com grandes nomes do Blues brasileiro: saudosos artistas que já não estão mais entre nós mas deixaram uma legião de fãs como Renato Fernandes e José Boaventura. Bandas como “Bêbados Habilidosos” que com as letras de Renato Fernandes fizeram parte da história do Blues nacional.
Nos anos 1990 Renato Fernandes foi líder da “Blues Band”, tornando-se a primeira referência do Blues no estado. Renato Fernandes compunha suas letras em português contrariando a tendência de muitos adeptos do Blues brasileiro que costumam compor em inglês. Da sua chegada no MS em 1977 com 17 anos aos primeiros shows se passaram pouco mais de 15 anos. Na década seguinte surgiu a “Bêbados Habilidosos” tornando o cantor e compositor ídolo no estado e Brasil afora entre os que cultuam o bom Blues. Em fevereiro de 2015 Renato Fernandes fez seu último Blues deixando órfãos uma legião de fãs amigos.
José Boaventura Sá Rosa nasceu no Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1955 e logo na infância veio morar em Campo Grande. Por mais de 30 anos, José foi parte da música regional sul-mato-grossense com seu virtuosismo musical. Em 1982 integrou o disco “Prata da Casa” gravado ao vivo com outros músicos da nossa terra. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1995, “Oceanos no Céu”, seguido por “Blues e Sonho no Rio dos Tuiuius” em 2002. José Boaventura veio a falecer em 21 de abril de 2005 deixando um belo legado ao Blues do nosso estado.
Atualmente Mato Grosso do Sul conta com o talento de artistas como Renato Mendes e Rick Bergamo que ocasionalmente se juntam unindo a gaita de Renato e a guitarra de Rick adaptando grandes nomes do Blues como B.B. King, Muddy Waters e T-Bone Walker entre outros. Entre as bandas, o grupo “Whisky de Segunda” agita há 17 anos a noite dos adeptos do Blues na capital e no interior. O grupo formado por Robson Pereira nos vocais, Jefferson Pasa na guitarra, Alexandre Artioli no baixo, Eric Phill nos teclados e Carlos Henrique na bateria tem uma pegada tradicional tradicional inspirada nos grandes mestres do Blues das décadas de 50 e 60.
Outro destaque regional é o “Bonito Blues & Jazz Festival” realizado em Bonito e que vai para sua sétima edição assim que a pandemia da Covid-19 der uma trégua. O evento conta artistas locais, nacionais e dos países vizinhos da América Latina ocasionalmente trazendo convidados norte-americanos. O mestre de cerimônias do festival e apresentador do Blues & Derivados Clayton Sales é outro dos que levam a bandeira do Blues no Mato Grosso do Sul com suas performances animadas com muita gaita nas noites campo-grandenses. O próprio Blues & Derivados já completa 25 anos divulgando o melhor do Blues local e mundial. Que o Blues no Mato Grosso do Sul siga encantando os fãs e os ouvintes por muitos anos! Fica aqui uma palhinha com o especial com o saudoso José Boaventura tocando com Clayton Sales gravado em 2003 apresentado pela TV Pantanal:
Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues e Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).