25 de abril de 2024 - 17:10

Biro-Biro, da Democracia Corintiana, vai ao Cartão Verde nesta quinta-feira

Biro-Biro será atração do Cartão Verde desta quinta-feira, programa vai ao ar na TVE Cultura e Portal da Educativa. (Foto: Reprodução)

O Cartão Verde desta quinta-feira (20) recebe nos estúdios o ex-meia Antônio José da Silva Filho, mais conhecido como Biro-Biro, um dos jogadores que fizeram história no Corinthians. Campeão Paulista pelo Timão em 1979, 1982, 1983 e 1988, ele foi um dos integrantes do movimento conhecido como Democracia Corintiana, e falará no programa transmitido pela TVE Cultura a partir das 21h30 sobre a carreira e o futebol nacional e mundial do passado e atual.

Com 590 partidas pelo Corinthians, Biro-Biro foi um dos jogadores que mais vestiu a camisa do Timão na história. Além de títulos e da identificação com o clube, ele também integrou a Democracia Corintiana na década de 1980 –ao lado de nomes como Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon, conhecidos por serem politizados, e que envolveu atletas em decisões importantes como contratações, concentração e, sobretudo, liberdade para expressão de opiniões, incluindo políticas em um momento em que o Brasil caminhada para deixar a ditadura.

Na Democracia Corintiana, os membros do clube, de jogadores e técnicos a funcionário, tinham direito a voto, permitindo uma espécie de autogestão no clube. Também integrou o movimento o sociólogo Adilson Monteiro Alves, indicado pelo então presidente Waldemar Pires para gerir o futebol do Corinthians. No período, o Timão não só conseguiu quitar dívidas como ainda encerrou a temporada de 1983 com US$ 3 milhões em reserva de caixa.

Depois de deixar o futebol, Biro-Biro se aventurou na política: foi vereador de São Paulo pelo extinto PDS entre 1989 e 1992. Tentou, sem sucesso, mandatos de deputado federal e de vereador em Mongaguá (SP), desistindo das disputas eleitorais. Atualmente é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Produção da TV Cultura de São Paulo e veiculado por emissoras parceiras em todo o país, como a TVE Cultura de Mato Grosso do Sul, o Cartão Verde está há 25 anos no ar, sendo apresentado por Vladir Lemos, que analisa notícias e as novidades do futebol nacional e mundial ao lado dos comentaristas Celso Unzelte, Vitor Birner e do tricampeão mundial Roberto Rivelino.

O programa pode ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV) e pela fan page no Facebook.