O programa “MS da Gente” da última sexta-feira (6) apresentou a entrevista com a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri. Na oportunidade, fala sobre os pilares que comandam a gestão do maior aquário de água doce do mundo.
Confira:
Inaugurado há dois anos e sete meses, é unanimidade por todos que conhecem o local, classificado lindo e extraordinário. Além desses adjetivos, é uma importante ferramenta de estudo e pesquisa, segue à risca importantes pilares: educação ambiental, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura.
“O complexo vai além da contemplação e tem como finalidade agregar experiência e conhecimento. O Bioparque é um espaço de experiência e de conhecimento para todos, ele tem essa proposta de não apenas um espaço de contemplação, ser um espaço que também agrega conhecimento para as pessoas”.
“No começo, recebíamos 600 visitantes, passou para 1000 e atualmente são 2000”.
“Foi uma grande virada de chave, uma obra que era tão emblemática, hoje virou um dos principais pontos turísticos do Estado e do Brasil, estamos recebendo turistas do Brasil e de vários cantos do mundo. Então, esse empreendimento turístico trouxe mais visibilidade para Campo Grande, além dos reflexos econômicos, socioambientais e socioculturais”.
Com 21 mil metros quadrados de área construída, 5 milhões de litros de água e407espécies de animais, o espaço conta com 239 tanques (31 de exposições, 1 de abastecimento, 1 de reúso de descarte de efluentes, 38 na quarentena e 168 voltados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.
Alguns animais são destaques no Bioparque, como a famosa sucuri Gaby Amarantos, os jacarés, a esplêndido jaú Maria Fernanda e o pintado Adriano.
A famosa sucuri-verde, Gaby Amarantos, chegou no Bioparque antes da inauguração do local e, desde então, é um dos animais que mais se destacam no complexo pela beleza e imponência. Vinda do Pará, a cobra não tem condições de retornar ao seu habitat natural e, após o resgate, ganhou uma nova vida no complexo de água doce.
MS da Gente
O programa MS da Gente, produzido pela Rede E, vai ao ar todas as sextas-feiras, às 19h30, antes do Jornal da Cultura, no canal 4.1, com apresentação da jornalista Daniela Benante, com reprise aos domingos às 10h.
Com informações: Site Bioparque