19 de abril de 2024 - 10:39

Bióloga de MS é indicada a prêmio nacional por projeto que luta contra extinção da Arara Azul

Mestre em Ciências Florestais, doutora em Zoologia e criadora do Instituto Arara Azul, a bióloga sul-mato-grossense Neiva Guedes está entre os  indicados para a concorrer ao Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que reconhece o trabalho, a dedicação e o talento de brasileiros, que, nas mais diversas áreas de atuação, serviram de inspiração para o país e o mundo.

Neiva concorre pela categoria “Sociedade/Ciência e Saúde”, junto com o físico Ricardo Galvão, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o médico cardiológista William Dib, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A escolha será feita pelos leitores do O Globo,  que tem até dia 19 de janeiro para votar. É necessário estar logado no site, por meio do seu cadastro de usuário da Globo.com. para realizar o voto.

Projeto de vida

Há mais de 30 anos lutando pela preservação da Arara Azul, a bióloga define seu trabalho como um ‘projeto de vida’, que começou em 1989, após um curso de conservação da natureza. “Naquele dia vi um bando de arara, quando meu professor falou que estava em extinção, aquilo me despertou curiosidade. Fui estudar e no mestrado em Ciências Florestais a Arara Azul foi objeto do meu mestrado”, detalha Neiva, ao acrescentar que de tão envolvente, o projeto acabou por prendê-la até hoje.

A bióloga também revela que já conseguiu motivar outros jovens, muito mais após criar, em 2003, o Instituto Arara Azul, com sede em Campo Grande. Com 12 colaboradores, dois deles em Aquidauana, o instituto trabalha com educação ambiental. “Temos oficinas de sensibilização, principalmente para as crianças, para aprenderem a reconhecer, tentar entender e valorizar o que temos de tão rico no nosso Pantanal”, diz.

Neiva conta que ficou surpresa com a indicação e atribui o reconhecimento aos longos anos de trabalho. “Nunca estive sozinha nessa caminhada. É um ponto positivo para divulgação maior ainda do nosso trabalho, para chamarmos atenção para conservação. É uma honra fazer parte disso”, conclui.

O Instituto recebe voluntários a partir de abril, que é o período de reprodução das araras. O Instituto Arara Azul tem apoio da Fundação Toyota do Brasil, Uniderp, Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, entre outros. Outras informações podem ser encontradas no site: www.institutoararaazul.org.br.

Prêmio

O Prêmio Faz Diferença está em sua 17ª edição e a exemplo das versões anteriores, jornalistas de cada uma das editorias do jornal selecionaram as três pessoas, instituições ou empresas que mais se destacaram nas páginas do jornal este ano pela atuação em suas áreas.

Foram três indicados em cada uma das 16 categorias: País, Rio, Economia, Desenvolvimento do Rio, Mundo, Esportes, Sociedade/Diversidade, Sociedade/Ciência e Saúde, Sociedade/Educação, Segundo Caderno/Livros, Segundo Caderno/TV, Segundo Caderno/Cinema, Segundo Caderno/Teatro, Segundo Caderno/Música, Segundo Caderno/Artes Visuais e Ela, que foram submetidos a um júri. Os vencedores serão escolhidos pelos votos de jornalistas do Globo, de dirigentes da Firjan, dos ganhadores do ano passado e do público.

Com informações de O Pantaneiro e G1 MS