plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Biblioteca Isaias Paim recebe lançamento coletivo de livros publicados no período da pandemia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, vai receber neste domingo, dia 19 de dezembro de 2021, a partir das 9 horas, o “Lançamento Coletivo de Livros Publicados no Período da Pandemia”. Durante o evento, organizado pelo “Coletivo Tarja Preta”, vai haver venda de livros, manhã de autógrafos e um sarau com leitura de poemas.

Todos os livros serão vendidos por um valor simbólico de R$ 10 e o valor arrecadado será doado na forma de cestas básicas para a Casa Satine, que presta assistência à população LGBTQIA+ em estado de vulnerabilidade social.

“Será um evento beneficente e que alavanca a poesia do Estado, que tanto destaque teve durante o período da pandemia”, afirmou o poeta Fábio Gondim, um dos organizadores do Lançamento Coletivo. Segundo Gondim, o projeto piloto pretende tornar-se uma tradição anual, sempre com caráter beneficente.

A iniciativa de um lançamento coletivo, segundo Fábio, é proporcionar aos autores, um lançamento mais adequado aos que não puderam ter o evento físico de estreia de seus livros, ou que tiveram esses eventos diminuídos por conta da Pandemia.

“Também há a intenção de transformar esse lançamento coletivo em um evento anual, sempre no último domingo que antecede o Natal, fortalecendo o livro como um ótimo presente de natal.Outra intenção é ajudar entidades de apoio assistencial, já que os autores presentes no lançamento doaram seus livros. Além disso, tornar o livro mais acessível financeiramente, afinal custam em média 40,00 nas livrarias”.

Coletivo Tarja Preta

O Coletivo Tarja de Preta é um grupo independente de poetas e tem como objetivo impulsionar a poesia em Campo Grande e no Estado.

O coletivo surgiu em 2016 e à época participava e promovia saraus na cidade. Desse encontro foi gerada a publicação “Cápsula Tarja Preta”: Um livro que reunia 10 autores e tinha como um dos diferenciais o uso do papel kraft na capa e a junção das páginas, que eram amarradas com fitas de cetim utilizando-se de uma técnica japonesa.

O Coletivo retorna 5 anos depois com as mesmas intenções e diversos projetos literários e sociais.

Poema na Quarentena

Entre os organizadores do evento estão também poetas que realizaram o projeto “Poema na Quarentena MS”, que nos dois primeiros anos da pandemia levou poemas de autores locais às redes sociais e foi alvo de grande repercussão

“No período da Pandemia muito se produziu de literatura. No começo os autores aguardavam que a Pandemia chegasse ao fim para que viessem os lançamentos. A certa altura percebeu-se que infelizmente a doença não daria trégua tão cedo, então, o jeito foi promover lançamentos com restrições, como os drive thrus ou mesmo os lançamentos virtuais”, explica Fabio.

Para o autor, a poesia, assim como as demais artes, serviu de lenitivo no período tanto para autores quanto para leitores. “Acredito que se alguém teve algum dia dúvidas sobre a importância da arte na saúde da população, essas dúvidas foram por terra”.

Serviço
“Lançamento Coletivo de Livros Publicados no Período da Pandemia”

Data: 19 de dezembro (domingo)
Horário: 9 horas
Local: Biblioteca Estadual Isaías Paim (Rua Fernando Corrêa da Costa, 559, Térreo)
Telefone: (67) 3316-9177

Karina Lima, FCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.