plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 05:42

Biblioteca da Fundação de Cultura terá programação intensa de férias com teatro e oficinas

Recheado de atividades e novidades, o projeto Férias na Biblioteca 2017, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre inscrições para a garotada que gosta de teatro, circo, jogos e oficinas. As ações culturais acontecem entre os dias 17 e 21 de julho, das 14h às 17h na Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, no Memorial da Cultura, na Capital.

Projeto Férias na Biblioteca 2017 está com inscrições abertas.

O artista Renderson Valentim, do Teatro Imaginário Maracangalha, realiza a Oficina de Bonecos e Formas Animadas, que busca despertar nas crianças a imaginação e a ludicidade por meio da criação, de efeitos especiais e de luz. O curso consiste no aprendizado de três técnicas de produção: bonecos de jornal e matrizes naturais, objetos e formas animadas e de luz e tecidos fluorescentes utilizando luz negra, além do aprendizado da técnica de manipulação.

Durante as aulas o artista irá transmitir aos pequenos conceitos de sustentabilidade, utilizando elementos de composição recicláveis – seja pelo homem, como jornais, tampinhas de garrafas, ou pela própria natureza, como é o caso dos bonecos naturais tendo suas folhas e galhos já caídos pela ação do tempo.

“Toda oficina de bonecos sem manipulação é apenas mais uma oficina de artesanato. Mas quando a manipulação é inserida ela dá vida ao objeto ou boneco inanimado e possibilita uma comunicação que perpassa todas as outras. No universo das crianças a manipulação é muito presente com bonecas, ursos, pipas e pandorgas. Na sala de aula um lápis pode virar um avião e transpor esta ludicidade presente para um propósito definido”, explica Valentim.

As crianças podem escolher: teatro, circo, jogos e oficinas.

As férias na Biblioteca também terão muito teatro. O Grupo Casa fará duas apresentações: “A Bela e a Fera” e “Chapeuzinho Vermelho”. O Coletivo de Artistas fundamenta sua pesquisa cênica estudando nossas raízes culturais e históricas através da literatura dramática clássica, moderna e contemporânea. O resultado são espetáculos repaginados, que experimentam novas roupagens, matérias não convencionais de dramaturgia, a arte do palhaço e as novas mídias.

Já o Jogo do tabuleiro Gigante (memorização ou percurso) ficará por conta da estudante de Educação Física Ellen Fernanda. As crianças irão aprender a confeccionar o próprio brinquedo. Serão recortadas caixas de papelão, onde serão montados dois dados numerados. Também serão cortados os papéis coloridos em uma medida determinada pela ministrante com três sinais das operações matemáticas (adição, subtração e multiplicação).

Além de promover a capacidade de criatividade, a oficina alia trabalho em conjunto, contagem numérica, conhecimento das formas geométricas, controle do próprio corpo, coordenação motora e disciplina.

Balangandã (Brincando com a Arte Circense) é a oficina ministrada pela estudante de Artes Cênicas Mariana de Castro. Nela o swing de fitas utilizado no circo será feito pelas crianças. O clima circense em volta é um grande incentivo artístico para os pequenos. As crianças irão encher um saquinho de arroz para dar peso ao brinquedo, para que ele gire com fluidez. Em seguida confeccionarão as fitas utilizando papel crepom e jornal. A oficina desenvolve a criatividade e também a percepção espacial e a coordenação motora, além de ser uma forma divertida de brincar. Confira a programação abaixo:

Segunda-feira (17 de julho)

14h – Oficina de Jogos Teatrais /Viola Spolin (Mariana de Castro)
Faixa etária – 7 a 14 anos.
14h30 – Oficina de Bonecos (Renderson Valentin)
Faixa etária – 7 a 10 anos.
Lanche
Jogos por leituras
Faixa etária – 7 a 10 anos

Terça-feira (18 de julho)

14h – Oficina de Bonecos (Renderson Valentin)
Faixa etária – 7 a 14 anos.
14h40 – Oficina Tabuleiro e Jogos (Ellen Fernanda)
Faixa etária – 7 a 14 anos
Lanche
15h30 – Oficina Origami (Arissa Furuta)
Faixa etária -7 a 14 anos
Queimada e Jogo do Boliche

Quarta-feira (19 de julho)

14h – Oficina de Bonecos (Renderson Valentim)
Faixa etária – 7 a 14 anos
15h às 16h – Oficina de Swing de Fitas (Mariana de Castro)
Faixa etária – 7 a 14 anos.
Lanche
Bingo das Letras (Mariana de Castro)
Faixa etária – 7 a 14 anos.

Quinta-feira (20 de julho)

Grupo Casa – Espetáculo “A Bela e a Fera” – Classificação Livre
15h – Jogo da Bexiga (Ellen Fernanda)
Lanche
Dança da Cadeira

Sexta-feira (21 de julho)

Grupo Casa – Espetáculo “Chapeuzinho Vermelho” – Classificação Livre
15h às 16h – Oficina de Swing de Fitas (Mariana de Castro)
Faixa etária – 7 a 14 anos
Lanche
Fechamento de atividades / Jogos de percepção e expressão corporal (Mariana de Castro)
Faixa etária livre

Serviço

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelos telefones (67) 3316-9161 ou (67) 3316-9175. Algumas atividades têm limites de vagas por espaço e faixa etária. O lanche será por conta da Biblioteca.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no 2º andar, no Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.

Marcio Breda – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Fotos: Arquivo Biblioteca Isaías Paim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *