Elas garantem beleza pela imponência e pelo colorido de suas flores, alívio pelas sombras desses – tantos – dias quentes e nos remetem à uma ligação única com a natureza. No Dia da Árvore, celebrado nesta quinta (21 de setembro), a importância delas ganha destaque, tanto quanto sua presença na bonita paisagem de Campo Grande.
A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente.
O Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande, de 2011, garante que áreas urbanas recebam vegetação. Um projeto que garante a manutenção – pela quarta vez – do título de de Cidade Árvore do Mundo (Tree City of de World), feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) e pela Arbor Day Foundation.
Um prêmio que celebra, mas que aumenta a responsabilidade, seja no cuidado com as árvores centenárias, conscientização dos cidadãos sobre os tipos mais adequados a nosso clima e urbanização e constante distribuição de mudas.