Rádio e TV Educativa de MS

Basílio, autor do gol que tirou Timão da fila em 1977, estará no Cartão Verde

Ex-jogador, que também atuou como técnico, participa na noite desta quinta-feira de programa que vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa
0
Autor do gol que deu o título ao Corinthians no Paulistão de 1977, Basílio participa nesta quinta-feira do Cartão Verde. (Foto: TV Cultura/Divulgação)

Autor do gol que deu o título ao Corinthians no Paulistão de 1977, Basílio participa nesta quinta-feira do Cartão Verde. (Foto: TV Cultura/Divulgação)

O Cartão Verde desta quinta-feira (8) recebe João Roberto Basílio, sobrenome que desperta emoções nos mais fanáticos corintianos. O atleta, o primeiro “Pé-de-Anjo”, foi autor do gol que deu o título de campeão paulista de 1977 ao Corinthians, tirando o time do Parque São Jorge de uma fila de 23 anos sem conquistas. Ele também marcou história na Portuguesa.

Nascido em 4 de fevereiro de 1949, Basílio foi aprovado nas categorias de base do São Paulo e do Nacional, mas não prosseguiu. Em 1965, depois de cinco anos no Cruz da Esperança e no Guarani da Casa Verde, times da várzea paulistana, chegou à Lusa –clube que ficava próximo à sua casa. Ficou até 1975 no clube, já atuando como profissional, conquistando ali o Paulistão de 1973, dividido com o Santos.

Por influência do pai, negociou com o Corinthians, onde chegava com a tarefa de substituir Rivellino, vendido ao Fluminense. Lá, foi protagonista de um gol até hoje na história do clube, onde jogou 253 partidas, marcando 29 gols. Deixou o clube em 1981, jogando por Juventus e Nacional até se aposentar como jogador em 1983, no Taubaté. Também foi treinador, comandando o próprio Corinthians em seis ocasiões entre 1985 e 1992, passando ainda por Botafogo-SP, Portuguesa Santista e Juventus. Hoje, está aposentado.

Assista – Produzido pela TV Cultura de São Paulo e transmitido para o país em parceria com outras redes públicas de rádio e televisão –caso da TVE Cultura de Mato Grosso do Sul–, o Cartão Verde está há 25 anos no ar e, semanalmente, tem proporcionado um bate-papo agradável sobre o que rola nas quatro linhas. O programa conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso Unzelte, Vitor Birner e do tricampeão mundial Roberto Rivellino.

TVE Cultura transmite o Cartão Verde a partir das 21h30 para Mato Grosso do Sul. O programa também pode ser acompanhado no Portal da Educativa (na aba Assista a TV e no link Ao Vivo) e pela fan page da rede social Facebook.

Compartilhe:

Deixe sua resposta

Seu endereço de email não será publicado.