plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 22:23

Bandeira do Divino Espírito Santo visita a Fertel e fiéis convidam população para festa neste fim de semana na Capital

Braço da festividade tradicional de Coxim, Festa do Divino Espírito Santo será realizada neste domingo (8) em Campo Grande. Festeiro, alferes e músicos vieram à Fertel falar do evento. (Foto: Pedro Henrique Amaral)
Braço da festividade tradicional de Coxim, Festa do Divino Espírito Santo será realizada neste domingo (8) em Campo Grande. Festeiro, alferes e músicos vieram à Fertel falar do evento. (Foto: Pedro Henrique Amaral)

Uma tradição que se estende há 123 anos em Coxim, e que chega à sua 24ª edição em Campo Grande, pode ser ouvida –e sentida– no Palácio das Comunicações J. Barbosa Rodrigues na manhã desta sexta-feira (8). A Bandeira do Divino Espírito Santo de Coxim foi escoltada pelo festeiro, alferes e músicos para divulgar a festividade que, na Capital, acontece neste domingo (10) com a animação do Grupo Uirapuru e da cantora Delinha.

O festeiro Leopoldo Souza Nery e a alferes Lucianne Souza Rodrigues concederam entrevista ao Manhã Educativa, programa da FM 104.7 Educativa apresentado por Anderson Barão, onde falaram um pouco sobre a festividade. As visitas da Bandeira do Divino começaram há uma semana em residências e órgãos públicos, antecedendo a festa deste domingo –que acontece no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural) da Funlec, no minianel rodoviário –na BR-163, próximo da Uniderp Agrárias e do Parque dos Poderes.

“Vamos começar com um café da manhã, que será seguido pela missa e o almoço com pratos típicos de Coxim. Depois teremos o baile até as 18h. Vamos receber pessoas de várias cidades e até de outros Estados para acompanhar a Festa do Divino em Campo Grande”, disse Leopoldo.

Lucianne reforçou que parte da renda com a Festa do Divino será revertida para as ações sociais do Cotolengo Sul-Mato-Grossense em Campo Grande. “E o que arrecadamos com a Bandeira vai para Coxim, onde a paróquia usa o dinheiro para manter sua cozinha social para a população carente”, explicou.

A Festa do Divino em Campo Grande é um braço da festividade de Coxim, que acontece entre 13 e 22 de julho, sendo a única que recebe a bandeira oficial do evento –que também percorre cidades que integram a Diocese coxinense.

A tradição reza que os fiéis façam ofertas, atadas aos fitilhos da bandeira, façam um desejo e passem por baixo do estandarte. “Os pedidos são sempre atendidos”, disse Lucianne. “A festa em Coxim tem 123 anos, mas temos notícias que a tradição já tem mais de 150”, emendou Leopoldo. Na Fertel, servidores e visitantes puderam deixar suas ofertas durante a passagem do grupo.

Confira a programação da 24ª Festa do Divino em Campo Grande

A programação inclui o recebimento da bandeira, sucedido pelo café da manhã, a partir das 8h. Às 9h, acontece a missa de Ação de Graças do Divino Espírito Santo, celebrada pelo padre Carlos, da Paróquia São José de Coxim.

Das 11h às 18h a festa será animada pelo Grupo Uirapuru e a cantora Delinha. O almoço será servido das 12h às 14h, com galeto e pratos típicos de Coxim –como o empamonado e doces de caju e abóbora e o fururú.

Os ingressos antecipados para a festa custam R$ 30. No dia do evento, serão vendidos a R$ 35. Vias no entorno do Cedesc/Funlec passaram por manutenção, servindo como opção de tráfego para quem preferir não seguir pela BR-163. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 9-9918-4285 e (67) 9-9671-9447.

Sintonize – Apresentado por Anderson Barão, o Manhã Educativa traz música e informações para os ouvintes da FM 104.7 Educativa de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio). (Texto: Humberto Marques)

Confira abaixo fotos e vídeos da visita da Bandeira do Divino à Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul):

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *