28 de março de 2024 - 09:54

Crise da pandemia: Banco prorroga prazo e FCO socorre micro e pequenas empresas

Campo Grande (MS) – O pagamento das parcelas de 6 mil contratos do FCO Empresarial (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) em Mato Grosso do Sul, que venceriam nesta quarta-feira (1º), foi prorrogado. A medida, que engloba as parcelas referentes aos meses de abril e maio de 2020, foi comunicada pelo Banco do Brasil ao Governo do Estado no final da tarde desta terça-feira (31).

De acordo com o Banco do Brasil, a negociação para prorrogação do pagamento das parcelas de abril e maio do FCO Empresarial deve ser feita diretamente nas agências da instituição nesta quarta-feira, 1º de abril. A medida é válida para clientes adimplentes (com as parcelas anteriores em dia) e com limite de crédito vigente.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que preside o CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO), comentou que “essa é uma medida positiva e urgente para a economia de Mato Grosso do Sul. Amanhã (1º de abril) venceriam 6 mil operações do FCO Empresarial no Estado. Desses contratos, 86% são de micro, pequenos e médios empresários sul-mato-grossenses”.

O titular da Semagro espera para esta quarta-feira novidades dos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional nas demandas feitas pelo Governo do Estado para ampliar a carência do pagamento das parcelas do FCO, a extensão do benefício a um maior número de contratos do Fundo, bem como a ampliação dos recursos para financiamento de capital de giro dissociado, já disponibilizado aos pequenos empresários.

“Estamos confiantes que teremos boas notícias do governo federal. As medidas tomadas pelo banco são importantes, mas também temos outras solicitações, mais abrangentes, que foram reforçadas pelo pelo governador Reinaldo Azambuja ao ministro da Economia e pelo CEIF, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Regional”, finalizou Jaime Verruck.

SOCORRO PARA CAPITAL DE GIRO

Dos R$ 50 milhões do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) liberados para financiamento de micro e pequenas empresas como capital de giro, R$ 2,9 milhões já foram contratados e outros R$ 19,3 milhões estão em fase de empréstimo junto ao Banco do Brasil.

Após decisão do CEIF/FCO (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis), de liberar o recurso para que pequenas empresas passem pelo período de pandemia do coronavírus, houve grande demanda pela linha de crédito e a utilização de 44,6% do total do recurso em apenas sete dias, com 92 propostas internalizadas no banco.

“Vemos uma grande procura dos empresários por este recurso e sabemos que o montante disponível está aquém da necessidade neste momento onde são grandes os impactos econômicos do coronavírus, mas estamos trabalhando para encontrar alternativas para o setor empresarial”, afirma o presidente do CEIF e titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

A linha de crédito para capital de giro pode ser usada para pagar salários ou despesas gerais da empresa. O objetivo é de que o crédito seja utilizado para amparar gastos gerais relativos à administração dos negócios, que serão impactados durante as medidas de contenção do coronavírus no Estado.

A linha de crédito terá prazo de 24 meses para pagamento, incluindo o período de carência de seis meses. A taxa de juros varia entre 4,73% e 5,61% ao ano, dependendo do porte e a localização do empreendimento.

O teto de contratação é de R$ 10 mil para MEI (Micro Empreendedor Individual), R$ 20 mil para microempresa, R$ 540 mil para pequena empresa e R$ 800 mil para pequena-média empresa.

Quem tiver interesse em saber mais sobre a linha de crédito deve procurar o Banco do Brasil pelo telefone ou internet. O atendimento presencial nas agências está suspenso por decisão municipal.

Texto: Priscilla Peres/Assessoria Semagro

Publicado por: Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semagro