Reabilitação de mais de 3 mil animais silvestres e papel de destaque no tratamento aos afetados pelos incêndios nos biomas do Estado. O Hospital de Animais Silvestres Ayty, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), celebra os resultados alcançados na recuperação e reabilitação da fauna local em um ano de atividades.
O nome é inspirado na língua Tupi-Guarani, significando “cuidado” e “acolhimento”. Desde sua criação, a estrutura se consolidou como o maior e mais moderno centro de reabilitação de animais silvestres das Américas, cumprindo seu compromisso de se tornar uma referência em medicina veterinária silvestre e um pilar fundamental na preservação da biodiversidade do Estado.
Com uma área construída de 1.153,33 metros quadrados, o hospital foi projetado para oferecer um ambiente funcional e equipado para atender as diversas necessidades dos animais resgatados. Foram investidos mais de R$ 6 milhões na montagem do espaço.
O Ayty também contribui para o avanço da tecnologia no campo da Medicina Veterinária Silvestre, utilizando ferramentas como radiografia digital, ultrassom e monitoramento multiparamétrico, que auxiliam no diagnóstico preciso e no acompanhamento do estado de saúde dos animais. Com isso, o hospital não apenas promove o bem-estar animal, mas também enriquece o conhecimento científico, capacitando profissionais e fomentando o desenvolvimento de técnicas de preservação e reabilitação cada vez mais eficazes.
Conheça mais sobre este importante espaço na reportagem de Letícia Schefler ao Jornal da Educativa:
Com informações de Gustavo Escobar, Comunicação Imasul