plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 01:58

Aulas na Rede Estadual de Ensino começam nesta quinta

Serão 200 dias de atividades para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e matriculados em programas de Correção de Fluxo e Educação Profissional.

Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, as 348 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) estarão de portões abertos para recepcionar os estudantes das escolas urbanas e rurais que darão início ao 1º semestre do Ano Letivo de 2023. Ao todo, somam-se cerca de 180 mil matrículas em todas as ofertas disponibilizadas pela Rede, como ensinos Fundamental e Médio, programas de Correção de Fluxo, Educação Profissional, entre outros.

Foto: Edemir Rodrigues

Além da preparação da equipe docente e administrativa, realizada na Jornada Formativa, com o objetivo de evidenciar e debater temas e documentos fundamentais para a prática pedagógica, os quais irão nortear o trabalho nas escolas, os preparativos para a volta às aulas também envolveram reformas nas unidades de ensino e compra de uniformes e kits escolares para os estudantes.

“Para este ano, foram adquiridos mais de 480 mil uniformes e 193 mil kits escolares. Estamos trabalhando para que esses materiais estejam à disposição dos nossos estudantes nos primeiros dias de aulas, com uma logística de entrega iniciada ainda em janeiro para a correta distribuição dos itens para todas as unidades de ensino da Rede”, explicou o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher.

Com um investimento de R$ 20,3 milhões em uniformes e kits escolares, as entregas já foram concluídas em Campo Grande e nos municípios próximos. Nas demais localidades do Estado, a logística de distribuição está avançada, de modo que a expectativa é que cada estudante receba os materiais ainda nas primeiras semanas de aula.

Acervo: SED

Em relação às reformas, neste início de ano, mais de 80 Escolas da REE passam por algum tipo de intervenção, seja reforma – parcial/total – ou readequação. Deste montante, a expectativa é que 25 delas sejam entregues ainda no mês de março e que outras 15 instituições sejam reformadas até maio.

Avanço do Ensino em Tempo Integral

A partir de 2023, a REE passou a contar com 172 Escolas trabalhando com a oferta do Ensino em Tempo Integral. O ETI envolve a ampliação da jornada escolar para estudantes da Educação Básica, sejam eles do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O trabalho realizado nas unidades que contam com essa oferta é focado no desenvolvimento de conhecimentos científicos dispostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nos componentes curriculares que têm a cultura como elemento central, como é o caso das Práticas de Convivência e Socialização, Projeto de Vida e das Disciplinas Eletivas, já que a Parte Diversificada também compõe o Currículo destas Escolas.

Presente em 72 dos 79 municípios do Estado, um dos compromissos da atual gestão é a universalização da oferta do Ensino em Tempo Integral, que significa a ampliação desta proposta pedagógica para que ela esteja presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Acervo: SED

Calendário Escolar

Conforme disposto no Diário Oficial do Estado (DOE), páginas 12 a 18 da edição n. 11.056 de 24 de janeiro de 2023, neste ano, haverá 200 dias letivos, com 11 sábados de atividades, além de 4 dias para a realização de Exames Finais e, ainda, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso escolar será entre os dias 17 e 31 julho e o término do Ano Letivo está marcado para o dia 15 de dezembro.

Jornada Formativa

Prevista no Calendário Escolar, a semana de formação aos mais de 25 mil docentes, coordenadores, gestores e servidores administrativos foi promovida nas Escolas da REE entre os dias 13 a 17 de fevereiro. Com a intenção de oportunizar o desenvolvimento integral dos estudantes e uma educação de qualidade, o período foi dedicado ao debate sobre as temáticas e documentos que nortearão os trabalhos das escolas ao longo do Ano Letivo.

Equipe da EE Manoel Ferreira de Lima durante semana da Jornada Formativa (Foto: Silvana Perosa)

Autodesignação

Entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, foi aberto o período de matrículas da Rede Estadual de Ensino. A etapa foi fundamental para a formação de turmas, seguida da lotação de professores e realização do planejamento para distribuição dos materais disponibilizados para as unidades escolares da REE. Após o encerramento desta etapa, foi aberto o período chamado de “Autodesignação”, que permite o ingresso de novos alunos pelo portal da Matrícula Digital (Clique aqui).

No portal, os interessados podem realizar a pré-matrícula de acordo com a disponibilidade de vagas em cada unidade escolar, selecionando a localidade e modalidade de ensino ofertada. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone 0800-674-0028 ou, de forma presencial, na sede da Central de Matrículas, que fica na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Bairro Itanhangá Park – em Campo Grande. Para quem mora no interior do Estado e deseja realizar o atendimento presencialmente, é necessário ir até uma unidade escolar da Rede.

Thaís Davis, Comunicação SED

Foto destaque: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *