18 de abril de 2024 - 22:22

Aulas artísticas do Sesc Lageado continuam por plataforma virtual

Diante das medidas de distanciamento social adotadas com a pandemia da COVID-19, alunos dos cursos ofertados gratuitamente no Sesc Lageado nas áreas de música, canto e dança seguem com aulas pela plataforma Google Classroom e as inscrições já estão abertas para as turmas do segundo semestre. As aulas virtuais têm gerado resultados positivos, desafiando a criatividade dos docentes e levando os alunos a desenvolverem novas competências.

A gerente do Sesc Cultura, Andréia Gomes, afirma que a aderência foi forte entre os alunos que já estavam matriculados e a plataforma permite interatividade e o desenvolvimento nos cursos. “Tivemos uma surpresa na passagem do presencial para o virtual, conseguimos levar 95% dos alunos, agora estamos esperando os novos alunos do segundo semestre”, comemora. As aulas são na modalidades de música, flauta, percussão, violino, violoncelo, musicalização infantil e, na dança, balé iniciante e avançado.

Professor de percussão e outras modalidades, Chico Simão, conta que a maioria dos alunos tem acessado pelo celular, o que impõe desafio duplo em função do tamanho da tela. “Já que não podemos tocar juntos, tenho adaptado meu conteúdo e também tento não sobrecarregar porque eles estão com trabalhos de escola. Para mim, está sendo um grande aprendizado, quando percebo que o conteúdo está difícil, faço vídeos explicativos, tocando o instrumento, eles tocam e proponho que também devolvam o vídeo”. Outro ponto enfatizado pelo docente é os alunos estão com os instrumentos em casa, mediante assinatura de termo de responsabilidade, o que possibilita a continuidade do estudo.

Bibi Carvalho, que ministra aulas de instrumentos de cordas, como violão, ressalta que a continuidade das aulas, por meio da plataforma virtual, é essencial para que eles se mantenham motivados. “A gente percebe que o engajamento vai crescendo e eles entregam o material que pedimos. Esse formato, de mandar o vídeo, é muito interessante porque eles estudam com o metrônomo, filtram melhor a sonoridade e trabalham a escolha do local, para não vazar o som. Em resumo, eles aprendem a gravar e é dessa forma que se trabalha em estúdio. Desenvolvem novas competências, como lidar com o nervosismo na hora de gravar”. Como professor, relata, o desafio fica por conta do delay na passagem da aula, que os impede de tocar juntos. “Mas temos feito um trabalho que já fazíamos em sala de aula, de observação. Enquanto um toca, todos prestavam atenção e aprendem na observação”.

Inscrições abertas – As inscrições para os cursos do Sesc Lageado seguem abertas e as primeiras aulas começam já no dia 27 de julho. O edital completo pode ser consultado neste link file:///C:/Users/fefam/Downloads/edital.pd

As vagas são ofertadas por meio do Programa Sesc de Comprometimento e Gratuidade (PCG), voltadas a Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes e aos estudantes da Educação Básica da rede pública, todos de baixa renda – cuja renda bruta familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários mínimos nacionais.

Os candidatos podem se inscrever no Programa de Comprometimento e Gratuidade por meio do link http://escola.sescms.com.br/aixbolsaprojeto/.

Serviço – O Sesc Lageado fica na rua João Selingardi, 483 – Bairro Lageado. Informações pelo telefone (67) 3378-1902. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.

FONTE: Sesc MS