28 de março de 2024 - 21:27

Audiovisual: Ancine promove oficina para orientar produtores

Neste fim de semana (26,27,28/02), no Museu da Imagem e do Som (MIS/MS), os produtores de audiovisual independente de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de participar de oficina que irá detalhar e esclarecer,  bem como orientar aqueles que forem concorrer ao edital da segunda edição da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas (PRODAVI). Neste curso específico será tratado o gênero animação com o diretor Paolo Conti. Na sexta-feira (27) o curso inicia-se às 19h e nos demais dias a partir das 9h. A oficina é de graça e aberta a todos.

Apesar de a oficina tratar especificamente do edital, também haverá orientações sobre a construção do projeto de forma a nortear como se deve elaborá-lo  de forma que atenda as exigências do Edital do Prodav, e esta formatação é muito similar a todos os Editais de audiovisual no âmbito nacional

A linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, do Programa Brasil de Todas as Telas, tem como objetivo a regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para destinação inicial ao campo público de televisão (segmentos de TV universitária, comunitária e educativa e cultural). O Prodav 10/2015 que é um dos cinco editais dessa linha de produção está disponibilizando 12 milhões de reais para a produção de documentários,  ficções e animações do Centro-Oeste.

As Chamadas Públicas regionais são operadas por meio de uma parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).

Vale ressaltar que os projetos audiovisuais a serem apresentados deverão observar as características e condições estabelecidas nas regras da Chamada Pública, em especial quanto à tipologia das obras e Propostas de Programação contidas no Anexo I dos editais regionais.

A Chamada Pública da Região Centro-Oeste (PRODAV 10/2015) está disponível no site do BRDE, através do link: http://goo.gl/5WOYwx. O conteúdo gerado será exibido em primeira janela em 84 TVs educativas e culturais e mais de 120 canais de TV comunitários e universitários de todo o País.

A Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual é operada por meio de uma parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).A próxima oficina será realizada de 04 a 06 de março e irá tratar do gênero ficção.

Paolo Conti

Diretor e produtor de Minhocas (2014), primeiro longa-metragem de animação brasileiro produzido com a técnica stop motion. O longa de estreia do diretor foi baseado no curta homônimo vencedor de 12 prêmios no Brasil, incluindo Animamundi (edições Rio e São Paulo), e no Japão – JVC Toquio Video Festival. Formado em desenho industrial, iniciou sua carreira em 1994 como animador freelancer em produtoras de publicidade e animação. Em 2000, fundou a Animaking, produtora voltada para a produção de filmes publicitários e conteúdos para TV, internet e cinema.