plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 07:40

Audiência pública na câmara discute os perigos da fibromialgia

 

A vereadora Cida Amaral fala ao Bom Dia Campo Grande sobre fibromialgia e depressão
A vereadora Cida Amaral convoca a população para audiência pública sobre fibromialgia. (foto: Pedro Amaral)

A vereadora Cida Amaral veio ao Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (28/05/2019) conversar com Maristela Cantadori e Anderson Barão sobre a conscientização da população sobre a fibromialgia e a lei amor a vida e prevenção ao suicídio.

A fibromialgia é uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo, especialmente tendões e articulações. É uma patologia relacionada ao sistema nervoso central que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. Por não ser uma doença fácil de se diagnosticar e não possuir uma cura definida ou patologia característica, a fibromialgia é encarada por muitos como uma doença psicológica de efeitos psicossomáticos.

Além de vereadora, Cida tem formação em Enfermagem sendo professora e enfermeira. Sobre o diagnóstico de fibromialgia, Cida afirma: “A fibromialgia só vira patologia quando a gente fecha o diagnóstico e com isso nem sempre é levada a sério pelo paciente. O diagnóstico é muito difícil de ser fechado. Por muito tempo a fibromialgia foi tratada como doença psicológica.”

Cida propôs uma lei municipal que facilita o acesso ao serviço de saúde para quem sofre com fibromialgia, patologia que prejudica principalmente as mulheres que são acometidas pela doença em 90% dos casos. “A mulher tem uma jornada de trabalho muito mais puxada na maioria das vezes por cuidar da casa e trabalhar fora e a fibromialgia acaba se manifestando mais com mulheres.”

Amanhã ocorre na câmara dos vereadores uma audiência pública com a presença de especialistas em saúde e psicologia visando conscientizar a população e o governo sobre a fibromialgia. A audiência ocorre pela manhã, a partir das 9h e é aberta ao público.

Cida Amaral também falou sobre a lei de amor à vida e prevenção ao suicídio, um plano municipal de conscientização de sua autoria. (foto: Pedro Amaral)

A vereadora também discute a depressão e o suicídio. Cida Amaral é autora da lei de amor à vida e prevenção ao suicídio, um plano municipal que visa conscientizar a população com palestras sobre os perigos da depressão na rede municipal de ensino e em hospitais. Sobre o plano, Cida comenta: “Temos que ouvir o outro, de repente um simples ouvir, muda a mente do outro.”

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar tais sintomas e procurar ajuda profissional o quanto antes.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *