19 de abril de 2024 - 15:17

Convênios, lançamentos de obras e licitações completam comemorações de 69 anos de Bonito

Foto: Kemila Pellin

Além do desfile cívico, que reuniu mais 4,5 mil estudantes na principal rua do município, o aniversário de 69 anos de Bonito também contou com assinaturas de convênios, que vão garantir novas unidades habitacionais e implantação do programa Lotes Urbanizados, anuncio da construção de 64 unidades habitacionais e o início dos serviços de pavimentação em duas ruas da Marambaia, entrega de equipamentos de patrulha mecanizada e autorização de processos licitatórios, entre eles o que vai selecionar a empresa para recapeamento da MS-178, no trecho Aeroporto Regional – entrada da cidade.

O município também foi beneficiado pelo pacote milionário, anunciado pelo governo do Estado, para execução de obras e aquisição de equipamentos da Sanesul. Ao todo serão R$ 355 mil para investimentos na instalação de um reservatório com capacidade de 200 m³, no distrito de Águas de Miranda e na execução de 1.209 metros de rede coletora de esgoto e 210 ligações domiciliares de esgoto no loteamento social ‘Lago Azul – 2ª etapa’.

A segunda etapa do Loteamento Lago Azul contará com 64 unidades habitacionais. O documento de lançamento foi assinado pelo prefeito municipal, Odilson Soares; pela vice-governadora, Rose Modesto; pela secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani e pelo representante da UBC Engenharia, Rui Buzanneli (UBC Engenharia) nesta segunda-feira (2).

Foto: Jabuty

Entre os convênios assinados estão a construção de 10 unidades habitacionais do programa “Moradias Precárias”, para atendimento de famílias em situação emergencial e o termo de adesão do Programa Lotes Urbanizados, no loteamento residencial Rio Mimoso, que atenderá os funcionários públicos já contemplados com lotes.

O programa Lote Urbanizado foi formatado pelo Governo do Estado em 2016, por causa da escassez de recursos do Governo Federal para área da habitação. Por meio de parceria entre o Estado, municípios e cidadãos, o Governo pretende atender a demanda habitacional. Pelas regras, a prefeitura faz a doação de terrenos, o Estado constrói as bases das residências (com fundação, instalações hidráulicas e sanitárias enterradas, contrapiso e 1ª fiada em alvenaria) e as famílias beneficiadas entram com compra de material e mão de obra para levantar as casas.

O termo de entrega dos equipamentos da patrulha mecanizada, incluindo um trator, um calcareadeira, um grade aradora e um carreta agrícola foi assinado pelo prefeito municipal, pela vice-governadora e pelo diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini.

Já os processos licitatórios são para para: construção da creche tipo B, que atenderá 260 crianças no Bairro Jardim Marambaia, execução da rede de água dos Assentamentos Pé de Cedro, Girassol e São José, elaboração do projeto executivo da iluminação da Praça da Liberdade e CMU, elaboração do projeto executivo para pavimentação e drenagem de diversas ruas do Centro de Bonito, implantação da pista de caminhada no Estádio Municipal Aurestes Felix Garcez, reforma dos sanitários, paginação e paisagismo da Gruta do Lago Azul, reforma da ponte de madeira, em vigamento simples, na região do Córrego Jenipapo, construção de muro e portões em torno da Câmara Municipal.

Também foi assinada a ordem de início dos serviços de pavimentação e drenagem das ruas Cândido Luiz Braga e Maria Olímpia, no bairro Jardim Marambaia.  O ato ainda contou com a presença dos deputados estaduais, Felipe Orro, professor Rinaldo, Mara Caseiro e Renato Câmara, dos secretários municipais e vereadores da cidade.

Alunos homenagearam a cidade pelos prêmios conquistados (Foto: Kemila Pellin)