plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 15:47

Assessoria de Imprensa e o Content Marketing

 

Talita Scotto*

A assessoria de imprensa é um das estratégias de comunicação mais tradicionais para construir reputação de marcas, gerar credibilidade e exposição positiva, conhecimento público, notoriedade e autoridade para empresas e mercados. Muito já se evoluiu no quesito release 3.0, na sala de imprensa digital, no conteúdo com seriedade, nas modernas ferramentas para divulgar empresas e serviços, além da integração de soluções de marketing para atingir resultados em plataformas de comunicação multicanais. Mas, se tem algo que o assessor de imprensa pode fazer bem e também pode agregar ao seu trabalho é o Content Marketing.

Content Marketing é uma estratégia de comunicação que visa entregar conteúdo relevante para seu público-alvo, fazendo com que esse público se interesse pela empresa, produto ou serviço divulgado. Quando muito bem definida, a estratégia de conteúdo pode ser trabalhada por meio de artigos, e-books, releases, estudos, pesquisas, blogs, social medias e materiais audiovisuais alinhados de acordo com as estratégias da empresa.

Contar histórias e produzir conteúdo com credibilidade devem estar no DNA da assessoria de imprensa, que hoje não sobrevive apenas de escrever releases e divulgá-los, é preciso unir conteúdo + técnica + estratégia. Jornalismo, assessoria de imprensa e content marketing são as três estratégias que permitem produzir conteúdos bem apurados, confiáveis e relevantes, além de relacionamento com a marca e seus gestores para diagnosticar problemas corporativos e transformá-los em soluções de conteúdo e divulgação estratégica para o mercado.

Essa combinação é essencial para atingir imprensa e consumidores, veículos tradicionais de mídia e redes sociais, manchetes de jornais e compartilhamentos nas mídias sociais, reportagens no mundo off-line, online e no mobile. Juntas, assessoria de imprensa e content marketing têm foco no consumidor e na mídia, aprimorando a maneira de contar histórias e divulgar informações.

Confira os principais pontos fortes que a assessoria de imprensa e o content marketing podem fazer pela sua empresa:

1) A credibilidade para sua marca, adquirida por meio da assessoria de imprensa, é grande, uma vez que há o respaldo indireto do veículo de comunicação e um vínculo de confiança. Com o content marketing une-se a estratégia de divulgação e a produção de conteúdo com apuração e credibilidade;

2) É visível que as agências de assessoria de imprensa já estão migrando e ampliando soluções para se tornarem também agências de content marketing ou ao menos integrando soluções e plataformas. Conteúdo e estratégia já fazem parte da rotina das assessorias de imprensa, o que se intensifica é o foco: conversar com o cliente e também com os formadores de opiniões;

3) Assessores de Imprensa já se relacionam com gestores e especialistas de marcas e empresas para transformá-los em referências para entrevistas e reportagens na mídia. Com o content marketing muda-se a forma como abordar o assunto e falar sobre o mercado de atuação, com o objetivo de atingir também o público-final. Linguagem e abordagens são transformadas, mas mantendo o conteúdo rico e informativo, preferencialmente direcionado ao consumidor da marca;

4) A assessoria de imprensa utiliza algumas ferramentas básicas para divulgar empresas e produtos, como releases e artigos. Quando a estratégia de assessoria está unificada ao content marketing é possível ampliar o alcance dessa comunicação investindo também em outras ferramentas, como: e-books, guias informativos, newsletters, redes sociais, apresentações, blogs, etc.

5) Antes de iniciar qualquer estratégia de content marketing é preciso entender qual o público-alvo para ser alcançado, qual o objetivo da empresa, o que ela deseja transmitir e qual a disponibilidade de tempo em colaborar com conteúdos, sugestões e ideias para, então, partir para o desenvolvimento dos canais de comunicação de interesse. No final do projeto, mensurar os resultados utilizando as duas soluções pode ser mais simples quando se utiliza a hierarquia de soluções e as influências de cada canal, categorizando-os para resultados mais precisos.

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, especializada em Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Redes Sociais, tem formação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *