plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 03:43

As melhores (e piores) posições para dormir

A postura mantida na cama pode afetar muito mais do que apenas o sono. Uma posição para dormir inadequada favorece dores nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia.

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Raphael Marcon, especialista em coluna.

Confira os prós e contras de cada posição para dormir:

Desenho mostra várias pessoas deitadas em diferentes posições

Crédito: MicrovOne/istockSaiba os prós e contras de cada posição escolhida para dormir

Barriga para baixo

A posição de bruços é a menos aconselhada por médicos e especialistas. Se por um lado, ela  ajuda a aliviar o ronco, por outro, pode agravar outras condições médicas. Acontece que o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores.

Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Barriga para cima

Algumas pessoas que dormem de costas podem sentir dor lombar, portanto, esta não é a melhor posição para quem já sofre com dores na região.  Além do mais, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono.

Se essa posição é sua preferida, escolha um travesseiro mais baixo, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna cervical, sendo menos provável que você sinta dores no pescoço.  Melhor ainda se for usado um pequeno travesseiro ou rolinho em baixo dos joelhos. Isso ajuda a alinhar os quadris. A cabeça levemente elevada nessa posição também é a melhor para a azia.

De lado

Essa posição, em que o tronco e as pernas são relativamente esticados, ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço.  Para gestantes, o mais indicado é dormir virada para o lado esquerdo. Isso porque, além de melhora a circulação no corpo, impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, que está do lado direito.

Além disso, dormir de lado diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Por esse motivo, também é a melhor escolha para quem tem apneia do sono. Dormir de lado, no entanto, tem uma desvantagem: pode favorecer o aparecimento de rugas, porque metade do seu rosto empurra o travesseiro.

FONTE: Catraca Livre

One Comment on “As melhores (e piores) posições para dormir”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *