plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 23:53

Artista do Mato Grosso sem divisas, Aline Figueiredo é tema de livro e fonte de inspiração

Com o sucesso das cenas de Almir Sater na refilmagem da novela Pantanal, a vida imersa em arte de uma professora que é referência cultural do Mato Grosso Uno, antes da criação do Mato Grosso do Sul, ganhou ainda mais destaque.

Uma das pessoas que incentivaram Sater a trilhar o caminho da música, a crítica de arte e autora de diversos livros, Aline Figueiredo, é filha do Mato Grosso sem divisas.

Nascida em Corumbá, em 1946, Aline se empenhou em buscar, aos 20 anos, nos municípios do Mato Grosso Uno, artistas plásticos potenciais e os reuniu na 1ª Exposição de Pintura dos Artistas Mato-grossenses, no Rádio Clube de Campo Grande, em 1966.

No ano seguinte organizou, com os artistas que surgiam, a Associação Mato-grossense de Artes, que teve papel fundamental na divulgação da produção regional. Como resultado, projetou nacionalmente diversos nomes, como Jorapimo, Humberto Espíndola, João Sebastião Costa, Clóvis Irigaray, Ilton Silva e Conceição dos Bugres.

Entre os livros de sua autoria, destacam-se Artes plásticas no centro-oeste, contemplado com o Prêmio Gonzaga Duque de melhor livro de arte de 1980; A propósito do boi, agraciado com Prêmio Alejandro José Cabaça, em 1996; e Dalva Maria de Barros – garimpos da memória, que recebeu o Prêmio Sérgio Milliet, em 2002.

Aline também criou espaços destinados à arte e à cultura, formou pesquisadores e artistas, estimulou pesquisas e reflexões sobre o tema. Rompeu o isolamento que o centro-oeste brasileiro vivia no cenário cultural, sendo, por consequência, reverenciada nacionalmente por seu louvável trabalho ao longo dos anos.

Na reportagem de Daniela Nahas, vamos saber um pouquinho dessa estória relatada também em algumas páginas do livro biográfico, “O Propósito de Aline”, escrito pelo jornalista Rodrigo Vargas:

16.05 – DANI – PROFESSORA SATER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *