plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 17:30

Artesanato vai representar cultura de sete países no Fasp

Uma das mais antigas atividades ligadas a necessidades sociais do homem e uma das mais expressivas a criar, manifestar e reforçar valores de identificação de povos, vinculada ao imaginário de uma comunidade, o artesanato terá um espaço totalmente dedicado a sua exposição e comercialização no 13º Festival América do Sul Pantanal (Fasp).

Com mais de 30 pessoas envolvidas, dentre artesãos e técnicos da Gerência de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a Tenda Artesanato oferecerá ao público presente artesanato produzidos na Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru com 12 artesãos desses países. Quanto ao Brasil, serão sete, representando o Distrito Federal, Maranhão e Goiás, que estarão apresentando o mais expressivo artesanato de seus estados, por meio do programa do Artesanato Brasileiro.

Mato Grosso do Sul, que tem mais de 4 mil artesãos e trabalhadores manuais cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, contará com cinco artesãos representando seis associações, inclusive com peças de artesãos de Corumbá e Ladário.

De produção pujante e expressiva, o artesanato sul-mato-grossense é fonte de sobrevivência de diversas famílias e que cada vez mais atravessa fronteiras do Estado, abrindo espaço no mercado nacional e internacional, por meio de iniciativas de artesãos, associações e organismos públicos.

Para Andréa Freire, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, cada peça de artesanato comercializada carrega um rico universo de história e humanidade, e que ao serem adquiridas, além de fomentarem a economia da cultura por prestigiar o trabalho criativo e manual dos trabalhadores e famílias envolvidas, gerando renda, acabam promovendo um intercâmbio cultural valoroso e singular.

Na tenda Artesanato, a equipe da Gerência de Atividades Artesanais da FCMS estará realizando o serviço de cadastro de artesãos e trabalhadores manuais interessados em oficializarem o trabalho. O atendimento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 16h às 20h, na Tenda Artesanato.

O 13o Festival América do Sul Pantanal (FASP) acontece de 11 a 14 de novembro de 2016 em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, e terá mais de 15 horas diárias de atrações das mais variadas manifestações culturais. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis em www.festivalamericadosulpantanal.com

Texto e foto: Fabio Pellegrini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *