plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de julho de 2024 - 19:20

Arte que integra países: Argentina inaugura corredor cultural do Chamamé proposto em MS

Campo Grande (MS) – Localizada na Província de Santa Fe, na Argentina, a pequena cidade de Villa Guillermina abriu ao público o Paseo Del Chamamé, um grande corredor cultural de 500 metros que apresenta monumentos e homenagens a música que integra culturalmente cinco países sul-americanos.

As obras do Monumento à Integração Cultural Chamamezeira foram realizadas em parceria coordenada entre a comuna (prefeitura) e o Ministério da Cultura da Argentina. O primeiro corredor dedicado ao gênero popular fica localizado na Bulevar San Martín e partiu de uma proposta feita pelo Instituto Cultural Chamamé (ICC) de Mato Grosso do Sul, presidido por Orivaldo Mengual. 

Tremulando lado a lado nos mastros, as bandeiras do Brasil e da Argentina, assim como as de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, são o símbolo desta integração cultural. O espaço conta também com os brasões do Estado de Mato Grosso do Sul, da Província de Santa Fe e da comuna local.

Música de expressão de Mato Grosso do Sul, o Chamamé foi decretato como “bem de natureza imaterial do Estado” pelo governador Reinaldo Azambuja. Está incorporado na cultura, movimentando vários segmentos e faz parte do calendário de eventos artísticos e da cultura popular sul-mato-grossense, do Paraguai, do Uruguai, Chile e Argentina.

Nascido dessa integração, o Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul, organizado pelo Programa “A Hora do Chamamé” e Instituto Cultural Chamamé MS, recebeu em duas edições artistas internacionais. E reconhecendo a importância dessa arte em nossa cultura, a Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa transmitiu os eventos ao vivo nos dois anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *