O Projeto Arte nas Estações chega à sua reta final no Centro Cultural José Octávio Guizzo com sua última programação de final de semana, trazendo atividades culturais e educativas gratuitas para o público.
A exposição A Ferro e Fogo segue aberta à visitação das 9h às 18h, com classificação livre.
Na sexta-feira (14), às 9h, a artista Kelly Queiroz ministra a oficina Para pintar a história, ensinando a feitura de tintas com elementos naturais.
Já no sábado (15), às 14h, Jéssika Rabello conduz a oficina Costurar para adiar o fim do mundo.
Confira a programação abaixo:
Mostra
A exposição “A ferro e fogo” parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio Guizzo até a próxima quarta-feira (19 de fevereiro). Idealizada por Fabio Szwarcwald e com curadoria de Ulisses Carrilho, a exposição traz imagens do cotidiano no campo e na cidade. O Arte nas Estações foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Energisa.
Horários de visitação: terça a sábado, das 9h às 18h.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Oficina
“Para pintar a história: feitura de tintas com elementos naturais com Kelly Queiroz” é uma oficina que promove a criação e experimentação de tintas feitas com elementos naturais, como terra, açafrão, café e colorau. A partir da feitura das tintas, as participantes são convidadas a escolher histórias pessoais para grafar. Convida para pintarmos nossas próprias histórias, sendo essa uma forma de deixá-la marcada na memória, no tempo e no espaço.
Quando: Sexta-feira (14), às 9 horas
Entrada: gratuita.
Classificação: livre.
Desfile e Oficina
Costurar para adiar o fim do mundo: oficina de upcycling + desfile-ocupação com Jéssika Rabello. O movimento upcycling surge a partir da urgência em minimizar os impactos negativos da indústria da moda no meio ambiente, promovendo um pensamento e uma prática sustentável na reutilização de materiais descartados.
O mundo da moda é cíclico e cada vez mais efêmero. Atuais consumidores deste setor não atualizam seus comportamentos e hábitos em relação ao consumo de peças que são adquiridas e descartadas dos guarda-roupas.
Em “Costurar para adiar o fim do mundo”, frente aos impactos causados pelo setor e tendo a sustentabilidade como principal aliada ao conceito de upcycling, Jéssika Rabello convida as(os) participantes a reutilizar tecidos, retalhos e roupas para criar novas peças e ocupar os ambientes do Centro Cultural José Octavio Guizzo com um desfile-ocupação.
Quando: Sábado (15), às 14 horas
Entrada: gratuita.
Classificação: 16 anos (15 vagas sujeito a lotação).
Todas as atividades acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro). Mais informações em www.artenasestacoes.com.br.
Com reportagem de Evelise Couto