18 de abril de 2024 - 03:27

Arte Educadores da America Latina se reúnem em MS

Fotos: Maurício Borges

Termina neste sábado (18)  evento que reuniu mais de mil profissionais ligados ao ensino da Arte Educação no Brasil e América Latina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Considerado o maior evento do país sobre o assunto o II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul (SEMCEMS), juntamente com XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (CONFAEB) e o V Congresso Internacional dos Arte/Educadores (CONIAE) promoveu debates com representantes de países como Cuba, México e Colômbia.

O gerente de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de MS, Caciano Lima, um dos principais parceiros do evento falou sobre os debates e a programação diversificada, afirmando que além da integrar várias culturas, está proporcionando um conhecimento prático da realidade sul-mato-grossense. “Tem gente da America Latina toda e além das mesas, nós também temos as oficinas. São três oficinas que ocorreram  em vários espaços culturais; Museu da Arte Contemporânea, Biblioteca Pública, Museu da Imagem e do Som, Centro Cultural e também as apresentações culturais que são diversas. E vamos terminar com um grande sarau, que vai ser o Saroba Boca Quente que integra a programação do nosso evento, neste sábado.”

Fotos: Maurício Borges

Segundo a professora Loiva Heidecke Schiavo, gestora de Educação e Arte na parceria Fundação de Cultura/SECC/SED/MS, foram  cinco dias de uma troca de experiências, que discutiu  formas de trabalhar a arte, a música, a dança e o teatro e também como isso acontece no Brasil em relação aos outros países: “Tivemos entre outras,  uma mesa redonda que trabalhou sobre as questões da prática e do processo de ensino e aprendizagem em todos os campos, formais ou não. Todas as mesas e debatas foram muito ricos   e a troca de experiências, foi uma troca distinta, de opiniões diferentes, mas que trazem uma reflexão necessária da situação real do país e do rumo da educação”, detalhou a gestora.

O objetivo das conferências foram de  promover a troca de experiências, a difusão e o fortalecimento do conhecimento no campo do ensino de arte (artes visuais, música, teatro e dança) entre professores, artistas e pesquisadores, por meio de debates, comunicações e ações artísticas e culturais, visando congregar ações que possibilitem uma produção científica significativa referente aos temas do ensino de arte na educação básica e no ensino superior.

Fotos: Maurício Borges

Ainda segundo Caciano Lima, mais do que capacitar profissionais da área de educação, o evento visou  discutir os rumos dos profissionais dessa área. A temática deste ano trouxe  em seu título um trecho da música “Trem do Pantanal”, composição de Paulo Simões e Geraldo Roca, e visando  propor  o diálogo reflexivo por outros caminhos na experimentação e na formação docente em Arte, considerando práticas e processos de ensino e aprendizagem, instrumentos pelos quais se potencializam os campos formal, informal e não formal de atuação, desde suas origens até a interlocução com experiências distintas daquelas em que cada qual se encontra situado, por meio da interculturalidade, em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Fotos: Maurício Borges

O secretário de Cultura e Cidadania Athayde Nery destacou a importância da realização do XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (CONFAEB)  em MS: “Os Artes/Educadores contribuem muito culturalmente, para o desenvolvimento dos estudantes. É muito importante que os alunos tenham um leque de conhecimento acerca do seu próprio, local, de seu  país e do mundo. É necessário que distingam a arte e a educação no ensino. Além disso, alargam a possibilidade de interculturalidade, ou seja, de trabalharmos diferentes códigos culturais e ao tomar contato com essas diferenças, os alunos  flexibilizam  suas percepções visuais e quebram  preconceitos,” finalizou.

O evento congregou  pesquisadores, professores da educação básica e ensino superior e estudantes de graduação e pós-graduação e está sendo considerado um grande sucesso de resultados pelos participantes. A programação teve início na ultima  terça-feira (14) e  terminará  neste sábado no Teatro Glauce Rocha,  Campus da UFMS.