19 de abril de 2024 - 00:30

Aquidauana e Anastácio recebem congresso internacional como programação dos 150 anos da Retirada da Laguna

Como programação da comemoração dos 150 anos da Retirada da Laguna, foi aberto na noite do dia 17 de maio (terça), no campus da UFMS em Aquidauana, o I Congresso Internacional de História Regional: Pensando a Guerra do Paraguai e o Processo de Consolidação dos Estados Nacionais da Bacia do Rio da Prata. O evento aconteceu também no dia 18 (quarta) e termina hoje (19) e está sendo realizado em Aquidauana (UFMS) e Anastácio (Centro de Convenções). A organização é da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) – Seção Aquidauana, e da Associação Nacional de História (ANPUH) – Seção Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), a Fundação de Cultura de MS e a Fundação de Turismo de MS são parceiras institucionais do evento.

No dia 17 foi realizada a abertura solene com a conferência “O Brasil na Guerra”, ministrada pelos professores doutores Mario Maestri, Mauro Cesar Silveira e o coronel mestre Wellington Corlet dos Santos, no anfiteatro I da UFMS, em Aquidauana. No dia 18, a programação foi iniciada pela manhã, com a conferência “Turismo de Guerra”, ministrada pelo professor doutor Nilson César Fraga, no Centro de Convenções de Anastácio.

No período da tarde foi realizada a primeira mesa de debates, com o tema “O Pós Guerra”, no anfiteatro da UFMS, unidade I. Às 18 horas houve o lançamento dos livros de Marcos Faustino e Maria Teresa Garritano Dourado. Às 19h30 foi aberta a conferência com o tema “O Paraguai na Guerra”, com os professores doutores Fabio Anibal Goiris e Fabricio Vázquez, e o professor mestre Jorge Coronel Prosman.

O secretário de Cultura, Athayde Nery, foi homenageado com a Medalha Visconde de Taunay, instituído pela Câmara Municipal de Anastácio. Foram, ao todo, sete homenageados agraciados com a comenda. “Fiquei muito honrado com essa homenagem. A Câmara Municipal de Anastácio resgata um dos mais dramáticos momentos da história do nosso país. Este é um momento de se refletir a respeito disso. Os quatro sentidos humanos foram provocados, como o medo, o amor, o ódio e o dever. A Guerra do Paraguai mudou a feição territorial de Mato Grosso do Sul. Precisamos debater este acontecimento para que não seja uma ferida aberta, e sim uma cicatriz, sem vencidos e vencedores. É um momento histórico que deve ser resgatado”, afirma o secretário.

Hoje (19), último dia do Congresso, as atividades foram iniciadas no período da manhã com uma série de comunicações e apresentações de trabalhos em banner. À tarde acontece a segunda mesa de debates, com o tema “O Pós Guerra” e à noite, às 19 horas, será realizada a conferência sobre “Uruguai e Argentina na Guerra”, com os professores doutores Eduardo Palermo, Maria Teresa Guarritano Dourado, e o professor mestre Sergio Sanchez. O evento termina às 21 horas, com show do Grupo Acaba, também no anfiteatro da UFMS, unidade I.

(Assessoria de imprensa Sectei)