Olhos atentos, celulares apostos e respiração trancada para ver o ‘cruzamento’ dos aviões tucanos da Esquadrilha da Fumaça no céu de Bonito. Quando as manobras começam o coração vai à boca, o silêncio ecoa pelo pátio lotado do Aeroporto Regional de Bonito e em seguida é quebrado bruscamente por gritos, aplausos e suspiros de alívio ao perceberem o sucesso das acrobacias dos sete pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira.
![](http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DSC04307-300x66.jpg)
![](http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DSC04296-300x173.jpg)
Na plateia, mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos encantados com o show aéreo que se faz a sua frente e muitos ainda reconhecendo o espaço, observando os detalhes, olhando pela primeira vez, o pátio, saguão a pista de voo de um aeroporto. Isso sem falar é claro, do deslumbre que as aeronaves causam nos pequenos: “Olha o tamanho daquele lá atrás. Deve caber os outros aviões dentro”, aponta um aluno de um dos Centros de Educação Infantil que foram assistir a apresentação.
Já Josifer Castilho, de 28 anos, aluno da Escola Especial Caminho da Esperança – Pestalozzi, está com a aparência preocupada, dizendo temer ‘que eles trompem no ar, ao acabe o combustível lá no alto’. Mas a professora logo acalma: “Eles treinam bastante, não tem perigo nenhum”.
E disso, Wendrik e Matheus, ambos de 9 anos, tem certeza. “O show vai ser muito legal. Eles vão fazer acrobacias, desenhar no céu, ficar de cabeça para baixo e mergulhar com o avião”, falam eufóricos, com uma voz sobressaindo a outra.
![](http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DSC04298-300x290.jpg)
Os meninos, que estudam na rede pública do município, também estão ali pela primeira vez. O aeroporto de Bonito fica a aproximadamente 14 quilômetros da aérea urbana da cidade e o passeio só foi possível porque a administração pública deixou o transporte escolar à disposição, além de colocar outros dois ônibus particulares na Praça da Liberdade para atender aos moradores que desejassem assistir ao show.
João Batista, 15 anos, as ‘Tainaras’, 14 e 15 anos, Ácacia, 12 anos, Alana 9 anos ou mesmo a Gedy, 76 anos, tiveram uma dupla experiência na tarde desta terça-feira (1), que vai ficar marcada na memória de cada um, com um significado especial. “Eu achei muito emocionante. Quando eles fizeram o coração foi a minha parte preferida. Ficou tão lindo”, relata Acácia.
– “Uma tarde diferente. Passamos um dia agradável e divertido aqui”, destaca Gedy.
![](http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DSC04383-300x225.jpg)
– “A apresentação foi muito legal. Dava até medo em algumas horas, quando parecia que eles iam bater, mas eles são muito bons e é uma coisa incrível de ver”, explica Tainara de Sá.
![](http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DSC04337-300x225.jpg)
O Aeroporto Regional de Bonito, que entre embarques e desembarques já recebeu celebridades e personalidades, com certeza viveu ontem seu dia de glória. O dia 1º de Agosto de 2017 será lembrando não apenas pela apresentação marcante da Esquadrilha da Fumaça, com mais de 50 acrobacias em aproximadamente 35 minutos, mas principalmente como o dia em que Bonito conheceu seu aeroporto.
![](http://www.portaldaeducativa.ms.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DSC04316-300x225.jpg)