28 de março de 2024 - 22:19

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça também foi oportunidade para moradores conhecerem aeroporto de Bonito

Olhos atentos, celulares apostos e respiração trancada para ver o ‘cruzamento’ dos aviões tucanos da Esquadrilha da Fumaça no céu de Bonito.  Quando as manobras começam o coração vai à boca, o silêncio ecoa pelo pátio lotado do Aeroporto Regional de Bonito e em seguida é quebrado bruscamente por gritos, aplausos e suspiros de alívio ao perceberem o sucesso das acrobacias dos sete pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira.

Imagem panorâmica de um dos lados do pátio do Aeroporto Regional de Bonito durante apresentação (Kemila Pellin)
Josifer e os amigos ficam encantados com os aviões (Kemila Pellin)

Na plateia, mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos encantados com o show aéreo que se faz a sua frente e muitos ainda reconhecendo o espaço, observando os detalhes, olhando pela primeira vez, o pátio, saguão a pista de voo de um aeroporto. Isso sem falar é claro, do deslumbre que as aeronaves causam nos pequenos: “Olha o tamanho daquele lá atrás. Deve caber os outros aviões dentro”, aponta um aluno de um dos Centros de Educação Infantil que foram assistir a apresentação.

Já Josifer Castilho, de 28 anos, aluno da Escola Especial Caminho da Esperança – Pestalozzi, está com a aparência preocupada, dizendo temer ‘que eles trompem no ar, ao acabe o combustível lá no alto’. Mas a professora logo acalma: “Eles treinam bastante, não tem perigo nenhum”.

E disso, Wendrik e Matheus, ambos de 9 anos, tem certeza. “O show vai ser muito legal. Eles vão fazer acrobacias, desenhar no céu, ficar de cabeça para baixo e mergulhar com o avião”, falam eufóricos, com uma voz sobressaindo a outra.

Alunos dos CEIs e escolas municipais assistiram a apresentação (Kemila Pellin)

Os meninos, que estudam na rede pública do município, também estão ali pela primeira vez. O aeroporto de Bonito fica a aproximadamente 14 quilômetros da aérea urbana da cidade e o passeio só foi possível porque a administração pública deixou o transporte escolar à disposição, além de colocar outros dois ônibus particulares na Praça da Liberdade para atender aos moradores que desejassem assistir ao show.

João Batista, 15 anos, as ‘Tainaras’, 14 e 15 anos, Ácacia, 12 anos, Alana 9 anos ou mesmo a Gedy, 76 anos, tiveram uma dupla experiência na tarde desta terça-feira (1), que vai ficar marcada na memória de cada um, com um significado especial. “Eu achei muito emocionante. Quando eles fizeram o coração foi a minha parte preferida. Ficou tão lindo”, relata Acácia.

– “Uma tarde diferente. Passamos um dia agradável e divertido aqui”, destaca Gedy.

Foto: Kemila Pellin

– “A apresentação foi muito legal. Dava até medo em algumas horas, quando parecia que eles iam bater, mas eles são muito bons e é uma coisa incrível de ver”, explica Tainara de Sá.

Foto: Kemila Pellin

O Aeroporto Regional de Bonito, que entre embarques e desembarques já recebeu celebridades e personalidades, com certeza viveu ontem seu dia de glória. O dia 1º de Agosto de 2017 será lembrando não apenas pela apresentação marcante da Esquadrilha da Fumaça, com mais de 50 acrobacias em aproximadamente 35 minutos, mas principalmente como o dia em que Bonito conheceu seu aeroporto.