25 de abril de 2024 - 07:24

Aposentados da Agepen recebem orientações sobre como usufruir do tempo livre

“Aposentei. E agora?!” Esse foi o tema da palestra apresentada durante o 4º Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS”, projeto desenvolvido pela Diretoria de Administração e Finanças da instituição, por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor. A iniciativa faz parte da política de valorização profissional, que tem por objetivo conhecer melhor a situação atual em que ex-agentes penitenciários estão, contribuir para que eles tenham uma qualidade de vida melhor e, ao mesmo tempo, colher experiências para aperfeiçoar as condições de trabalho daqueles ainda estão na ativa e em seu processo de aposentadoria.

Iniciado em maio deste ano, o programa envolve a realização de palestras, rodas de conversa e momentos de descontração e confraternização, segundo o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Siegfried Rosenacker, responsável pelo projeto.

O 4º encontro, realizado nessa quarta-feira (26), contou com a participação, como palestrante, da mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Margarida Machado. Durante a palestra, Margarida destacou a importância de se manter uma vida ativa após a aposentadoria, sabendo usufruir do tempo livre, como ter um hobby, por exemplo; além de se preparar para novos projetos e saber ousar. A palestrante ressaltou, ainda, a necessidade de os aposentados se cuidarem, cultivar as amizades e interagir bastante com a família. Também houve sorteio de brindes aos participantes.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, tais encontros são importantes para manter os laços dos aposentados com a instituição para a qual, dentro do Governo do Estado e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, prestaram relevantes trabalhos.

Programa de Desaceleração

Dentro dessa proposta de ter um olhar especial com quem muito já contribuiu com o sistema prisional, está sendo instituído para os servidores da ativa o “Programa de desaceleração dos servidores em processo de aposentaria da Agepen/MS”, objetivando levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.

O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

Os trabalhos são promovidos pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Agepen, composto pelas servidoras: Maria Roseneusa Santos Oliveira (assistente social e chefe do Núcleo) e pelas psicólogas: Patrícia Ferreira De Lima Pereira, Lucimara Mateus Potric de Souza, Maria Izabella da Silva Amorim, Vanessa Saad Mariano Acunã.

Keila Terezinha Rodrigues Oliveira – Assessoria de Comunicação da Agepen.