Após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13) entre o prefeito Kazu Horii e Comissão de Prevenção e Enfrentamento do COVID-19 o município de Bodoquena decidiu manter as medidas de isolamento e intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais. A decisão foi tomada após o município de Miranda ter o primeiro caso confirmado da doença.
“Com o primeiro caso de Covid-19 confirmado em um município vizinho a preocupação em relação aos cuidados aumenta. A Prefeitura vinha estudando em flexibilização no horário do toque de recolher e funcionamento do comércio noturno, mas com a confirmação de um caso tão próximo, descartou a possibilidade nos próximos dias” afirma o prefeito, ao destacar que o toque de recolher continua em vigor a partir das 20 horas, sendo permitido apenas serviço de entrega até as 22 horas.
Conforme uma equipe composta por servidores de todas as secretarias irá atuar em apoio a Vigilância Sanitária, eles farão trabalho de orientação e serão fiscalizadores, capacitados para garantir que medidas previstas em decreto estejam sendo respeitadas. As regras para o comércio devem ser reforçadas e os estabelecimentos devem manter as medidas sanitárias, espaçamento entre pessoas e número de clientes reduzido.
Como medida de segurança, profissionais da saúde que residem no município onde o caso de Covid-19 foi confirmado, foram afastados por um período de sete dias. Conforme o secretário de saúde, Michel Souza, eles não tiveram contato com o paciente e não apresentam sintomas, mas a secretaria decidiu mantê-los em casa. Esses profissionais serão substituídos por outros colegas, que trabalham em regime de escala.
Denúncias – A prefeitura criou canais para denúncias relacionadas a descumprimento das medidas de prevenção a proliferação do coronavírus (COVID-19). Você é nosso principal aliado nessa tarefa. O contato pode ser feito por meio do 190, canal da Polícia Militar, ou pelo WhatsApp no número (67) 3268-2302 e (67) 3268-1781 para falar com equipes da Vigilância Sanitária e do Departamento Tributário.
Principais medidas de prevenção:
•Frequente higienização das mãos com água e sabonete.
•Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado gel alcoólico para as mãos.
•Etiqueta respiratória:
•Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
•Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
•Além das medidas acima, recomenda-se, se possível, manter, no mínimo, uma distância de 1,5 metro dos viajantes com tosse ou espirro.
Com informações de Prefeitura de Bodoquena