O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, recentemente homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil e sob responsabilidade da Infraero, começa a receber aeronaves de fretamento.
A movimentação ainda é pequena, mas a expectativa é de novas possibilidades para a segunda maior cidade do Estado.
Segundo a diretora do aeródromo, Gisele da Costa Marques, a utilização do espaço por companhias aéreas depende de mais tempo para organização; Elas dependem de planejamento minucioso para preparo logístico, reativação de base, contratação de funcionários e estudos técnicos para a inclusão do aeroporto em sua malha aérea.
A utilização de instrumentos de navegação pela torre de controle também está em processo de homologação pela ANAC para que, em breve, o aeródromo possa contar com pousos e decolagens por este processo.
O aeroporto de Dourados ficou mais de três anos fechado. Passou por extensa reforma pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) do Exército, que terminou em junho deste ano. A homologação pela ANAC foi conquistada na segunda quinzena de setembro.
Saiba mais sobre o Aeroporto de Dourados e as expectativas para sua incorporação em rotas nacionais na reportagem de Wellington Pael para a Rede RIT e especialmente cedida ao Jornal da Educativa: