Campo Grande (MS) – Já no “batente”, o Aplicativo de Fiscalização Ambiental do Siriema (Sistema de Registro e Informações Estratégicas de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) vem auxiliando fiscais ambientais e policiais militares ambientais no exercício da fiscalização.
Com ele é possível fazer a autuação e dar andamento nos processos de forma digital.
Através dessa ferramenta, com apenas um tablet, os fiscais ou policiais militares ambientais poderão lavrar laudos de constatação, autos de infração, notificação e termos diversos (doação, soltura, apreensão, paralisação ou de fiel depositário) no local da ocorrência. O cidadão assina o termo com caneta touch, uma via vai imediatamente para seu e-mail e o processo já passa a tramitar no sistema do Imasul.
Até então, os termos eram preenchidos em papel para depois serem digitalizados. Caso alguma informação estivesse divergente ou ausente, prejudicava a tramitação do processo. O aplicativo busca as informações do cidadão no Siriema, o Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente, o que elimina a possibilidade de incompatibilidade de dados.
Confira mais sobre essa nova ferramenta na reportagem de Gisllane Leite: