25 de abril de 2024 - 10:02

Animação “O Menino que engoliu o Sol” estreia na TVE Cultura

A série de animação O Menino que engoliu o Sol estreia esta segunda (21/09) na grade da TVE Cultura. Os episódios serão exibidos de segunda a sexta, a partir das 9:50 no canal 4.1 da TV aberta na capital, no canal 15 da NET ou online pelo Portal da Educativa. Com direção, produção e roteiro de Patricia Alves Dias, os treze episódios podem ser admirados por crianças de todas as idades (classificação livre). Cada episódio tem em média sete minutos de duração.

A série foi uma das contempladas com o edital FSA/PRODAV/EBC 2018 que contemplou projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras com foco em distribuição nas emissoras de TVs públicas. Confira a chamada de O Menino que engoliu o Sol:

Sinopse:

O Menino que engoliu o Sol apresenta experiências sensoriais do diálogo da criança com a natureza. Quando o dia acorda, o menino Manoel e os bichos saem para brincar no quintal onde tem o rio de cobras, árvores pássaros e um peixe-cachorro. Seu quintal é maior que o mundo: é o Pantanal. Acontece que quando o dia dorme, Manuel tem tanto medo do escuro que não quer dormir e nem comer – sua barriga está cheia de medo. Sua avó Donanna que passa os dias lavando, cozinhando e passando, acredita que Manuel tem doença alimentar e diz que a gente é o que come.

Para apagar seu medo ele resolve comer luz depois de perceber que a mais brilhante é o Sol. Decide comer um pedaço do Sol que seu telhado costuma tocar. Porém, não foi apenas um pedacinho que ele comeu, foi o Sol inteiro. E assim o mundo todo fica no escuro. O menino descobre que todos os seres têm luz própria e durante a noite todos continuam a brilhar. Assim, sem medo, Manuel pode voar bem alto para o dia voltar a nascer.

Sobre Patricia Alves Dias:

Nascida em Olinda, Pernambuco, em 1965, Patricia Alves Dias tem especialização em cinema de animação pelo National Film Board of Canada (NFBC, CA). Foi artista visitante dos Estúdios de Animação J. Trnka em Barrandov, na República Tcheca É mestre em educação com especialização em infância, juventude e cultura contemporânea (UERJ, BR) e graduada em jornalismo (UFRJ, BR).

Pelo conjunto da obra recebeu os títulos de Amiga do Cinema Infantil no Festival de Cinema Infantil (FICI) e Amiga da Criança na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Tem conteúdos premiados no Japan Prize, UNICEF/OETI Barcelona, Animamundi, Prix Jeunesse America Latina, Nueva Mirada, Ottawa Animation, Festival de Havana, CINANIMA. Foi finalista na UNICEF Premio ibero-americano de Comunicación de los Derechos de La Niñez y la Adolescência e seu projeto Carta Animada pela Paz recebeu o título da UNESCO/Paris de Melhores Práticas de Mídia da América Latina.

Patricia Alves Dias assina a produção, direção e roteiro da série O Menino que engoliu o Sol financiada com recursos públicos FSA/PRODAV/EBC.

Imagem em destaque: cena da animação O Menino que engoliu o Sol.

Sintonize:

A animação O Menino que engoliu o Sol é exibida de segunda a sexta a partir das 9:50 na TVE Cultura no canal 4.1 da TV aberta em Campo Grande, 13.1 em Dourados, 45.1 em Chapadão do Sul ou no canal 15 da Net. Os episódios também podem ser acompanhados online pelo Portal da Educativa.