
Começa nesta quinta (14 de setembro) e segue até 9 de novembro a série de exibições do cineclube “Andarilhos de Tóquio”. Serão ao todo cinco sessões com filmes ambientados e produzidos na capital japonesa, perpassando diversos gêneros, como os Yakuza Eiga (filme de máfia) até os Tokusatsu (filme de efeito especial, muitas vezes envolvendo monstros gigantes), além de variados realizadores, como Akira Kurosawa e Hideaki Ano.
A mostra é fruto da parceria renovada do Museu da Imagem e do Som com o coletivo de cinema A Boca Filmes, que propõe por meio do cineclube “Andarilhos de Tóquio” um olhar tanto para o poética das obras quanto para as tramas em si e, desse modo, proporcionar uma compreensão da cultura do oriente.
Ao longo dos encontros, promovidos quinzenalmente nas quintas-feiras, às 19 horas, o MIS se tornará palco privilegiado de debates que, a partir da exibição das obras, tocarão temas como os contextos históricos da produção dos filmes e as trajetórias dos diretores contemplados. O público também é convidado a participar das conversas e a conhecer mais sobre a história do cinema japonês através do compartilhamento de impressões sobre os filmes após o término das exibições.

Confira os filmes que serão exibidos gratuitamente no MIS
14 de setembro – Tokyo Drifter (1966), de Seijun Suzuki
28 de setembro – Shin Godzilla (2016), de Hideaki Anno
13 de outubro – Cão Danado (1949), de Akira Kurosawa
26 de outubro – O funeral das rosas (1969), de Toshio Matsumoto
9 de novembro – Akira (1988), de Katsuhiro Otomo
As exibições acontecem quinzenalmente, sempre às quintas feiras, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 553, terceiro andar. A entrada é franca.
Mais informações podem ser encontradas na página de Instagram @abocafilmes. Verifique a classificação indicativa dos filmes na programação.
O coletivo A Boca filmes é formado por ex-estudantes do curso de graduação em Audiovisual da UFMS. Desde a sua criação, em 2022, vem produzindo diversos eventos culturais na cidade de Campo Grande e está, ininterruptamente, com ciclos de cineclubes temáticos e projetos de ensino sendo realizados pela capital. Esta já é a sua terceira parceria com o MIS.