18 de abril de 2024 - 00:30

Amigas de Negócios, na 104,7: Três mulheres que superaram desafios e estão no comando

Programa Amigas de Negócios, apresentado por Noêmia Frazão, é transmitido toda quarta-feira, das 13h às 14h, pela Educativa FM 104,7

Campo Grande (MS) – Quarta-feira é dia de conhecer mulheres desafiadoras, que superaram obstáculos e chegaram a posições de comando tradicionalmente ocupadas por homens e hoje lideram projetos de grande envergadura e alcance. Nos campos profissional, gestão pública e negócios. Quem traz a público as personagens da superação, vencedoras em um mundo cada dia mais competitivo, é Noêmia Frazão, em seu programa semanal na Educativa FM 104,7, que vai ao ar às quartas-feiras das 13h às 14h.

Noêmia Frazão, na locução de um programa que trata de negócios, profissões, iniciativas e empreendedorismo, sabe muito bem as qualidades de quem enfrenta barreiras e não mede esforços para superar obstáculos e conquistar seus objetivos. Por se colocar na posição de quem está sempre pronta aos desafios, Noêmia sabe da importância em difundir ao público, através do rádio, iniciativas que servem de exemplo e podem levar outras mulheres a se espelhar nas iniciativas que até pouco tempo se apresentavam como ações privativas de apenas um segmento da sociedade. “Hoje a realidade é outra”.

Veja quem Noêmia entrevista nesta quarta-feira no programa “Amigas de Negócios”. Vale a pena acompanhar!

Maristela de Oliveira França

Detentora da Comenda Adam Smith, outorgada pelo Conselho Regional de Economia, Maristela é diretora de Operações do Sebrae MS. Para ela, a mulher é capaz de tudo, mas não se pode desconsiderar a importância do apoio do homem. Ela entende que é possível vencer, independentemente da condição de gênero e posição social. O diferencial é conhecimento. Seu sucesso e reconhecimento, já disse em ocasiões diferentes, “são frutos de um trabalho conjunto, de homens e mulheres do setor produtivo, político e das instituições”.

Mara Bethânea Bastos Gurgel de Menezes

Secretária-adjunta da Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Campo Grande), Mara Bethânea lidera há alguns anos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inserção dos vários segmentos sociais no empreendedorismo. Mara é um exemplo de superação que, mesmo cerceada no mundo da competição política, demonstrou que desafios existem para superar e o que importa é a realização, a efetiva participação e liderança dos projetos que vão contribuir para as transformações sociais e econômicas. Nesse aspecto, defende a perseverança naquilo que a pessoa acredita, no alcance das iniciativas e valorização do trabalho. A determinação não é, para Mara Bethânea, inerente apenas a um segmento, ainda mais em uma sociedade plural, onde as mulheres, até pela questão demográfica, são majoritárias e sua atuação no campo do empreendedorismo deve ser medida por suas habilidades e competência, qualidades que todos podem ter, independentemente de gênero.

Débora Ferreira Monnerat

Uma das primeiras mulheres piloto da Força Aérea Brasileira (FAB). Eis o exemplo de que a habilidade supera a força física, especialmente em profissões que demandam capacidade e vontade de superação. Para Débora Ferreira assumir o comando de um helicóptero H-36 Super Puma foi um desafio com o mesmo tamanho da instigação imposta ao militar masculino. Assim é que Débora participa de missões de busca, salvamento, ações humanitárias, de apoio em casos de enchentes, incêndios e todo tipo de calamidades, entre outras atividades de cunho militar. Dona de personalidade forte, a piloto diz que “o lugar da mulher é onde ela quiser estar”. A trajetória de uma mulher que aos 17 descobriu a vocação mostra que vale a pena a luta por um espaço, seja ele ocupado por homem ou não.