25 de abril de 2024 - 00:13

Alunos de escolas públicas de Bonito visitam TVE Cultura e SBT

Diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, recebeu o grupo na TVE Cultura e acompanhou a visita nos estúdios do SBT
Diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, acompanhou visita nos estúdios do SBT. (foto: Maurício Alves)

A manhã de 27 de abril foi especial para alunos de duas turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Bonito: eles vieram fazer um tour pela capital e ainda conheceram os estúdios da TVE Cultura e do SBT. O city tour iniciou logo cedo no sábado apresentando o Mercado Municipal Antônio Valente, mais conhecido como Mercadão. De lá o grupo foi para o Horto Florestal, a Morada dos Baís e então em uma linha pela Afonso Pena que apresentou as principais referências da cidade ao grupo, até chegar ao Parque dos Poderes e os estúdios da Rádio e TV Educativa.

A visita faz parte da iniciativa “Motivar para Educar” que já se repete pela terceira vez sob comando do prof. Elton Teixeira que traz os alunos para conhecer Campo Grande e visitar os estúdios da TVE Cultura e do SBT. O projeto é da Secretaria Municipal de Educação de Bonito e, dessa vez, trouxe pouco mais de quarenta alunos da EJA da Escola Municipal Isaura Pinto Guimarães e da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes. A professora Rosilena Godoy também acompanhou o grupo que foi orientado pelo guia Carlos Iracy no city tour por Campo Grande.

Bosco Martins fala aos alunos junto com Anderson Barão, gerente de programação da rádio. (foto: Maurício Alves)

O gerente de programação da Rádio Educativa, Anderson Barão, orientou o grupo na visita por toda Fertel, apresentando os estúdios da rádio e da TV, a galeria e, por fim, a torre de alvenaria que destaca o prédio dentro do Parque dos Poderes. Os alunos ficaram sabendo que a torre inaugurada em 1994 é a terceira maior feita de alvenaria do mundo e foi concebida pelo arquiteto Roberto Montezuma que transformou todo o projeto de um ginásio poliesportivo no prédio que é hoje sede da Fertel.

Para o professor Elton, a importância de uma visita como essa está na experiência que os alunos tem com a mídia, “Eles podem conhecer um estúdio de rádio e TV, ver como se fazem os programas, ter uma vivência com esses espaços midiáticos que até então eram desconhecidos.”, pondera.

O diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, falou aos alunos sobre a importância das emissoras públicas na formação educacional da população: “A sobrevivência das emissoras públicas está diretamente ligada ao papel da educação levando uma programação de qualidade para formar os cidadãos.” Para Bosco, a visita despertou fortes emoções por poder falar sobre a TV púbica para estudantes, especialmente de Bonito: “A satisfação vem por ser bonitense de coração, poder falar com essa turma sobre a importância das emissoras públicas não tem preço.”

A visita ainda se estendeu pelo Museu Dom Bosco para em seguida acompanhar a gravação do programa “O Povo na TV” com Tatá Marques no SBT. O grupo foi recebido na emissora por Zeralde Jorge, coordenador de rede e operações que guiou a visita e recebeu o grupo na gravação do programa. Bosco Martins tem boas lembranças da emissora onde já foi diretor de jornalismo por vários anos.

A visita teve até “selfie” com o apresentador Tatá Marques no SBT. (foto: Maurício Alves)

Para agendar uma visita nos estúdios da TV e Rádio Educativa basta entrar em contato no telefone (67) 3318-3872. O horário de atendimento vai das 7:30  às 11:30 e das 13:30 às 17:30. Só em 2018 foram mais de 40 escolas que visitaram o espaço da Fertel, trazendo centenas de alunos de várias regiões do estado para conhecer o prédio e a famosa torre de alvenaria.