plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 04:06

Alunos de escola pública de Maracaju são recebidos na Fertel

Alunos da Escola Municipal João Pedro Fernandes, de Maracaju, visitaram na manhã desta terça-feira (25) a sede da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental trouxeram entusiasmo, curiosidade e alegria aos corredores do prédio onde funcionam a TVE Cultura, a Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa.

“São 52 alunos que vieram a Campo Grande para conhecer o centro administrativo do Estado. Isso envolve um projeto sobre o aniversário de Mato Grosso do Sul”, explicou a professora Ticiana Ducel, que cuidou de uma parte dos alunos enquanto outra metade da turma visitava as dependências da fundação. “Trouxemos os estudantes para saber como funcionam as TV e rádio públicas do Estado, bem como para que saibam qual é a função delas”, emendou.

A visita agitou os corredores da Fertel. Logo na entrada, crianças se divertiram com a passarela de acesso ao prédio. “Gostei muito da ponte da TV Educativa”, comentou o estudante Bruno Alves da Silva. Seu amigo Luis Vitor Siqueira, por sua vez, disse ter gostado muito do “riozinho”, o lago artificial que circunda o prédio.

“O lago me chamou a atenção, seu tamanho e formato. Também sou fascinada por vidros (que compõem a estrutura interna do prédio da educativa), observou, encantada, a estudante Thalita Brites. Já Francisco de Assis ficou impressionado com as câmeras, ao conhecer um dos estúdios da TVE Cultura e ainda perguntou para confirmar: “É aqui que faz a gravação dos programas, né?”.

Outros estudantes mostravam curiosidade com o que viria pela frente. “Já tinha vindo em Campo Grande, mas nunca no Parque dos Poderes no na TVE”, disse Jordana Ferreira Vilar, revelando ser mais ligada na internet, a qual acessar por smartphone, que descobriu durante a visita ser possível acompanhar a programação das emissoras em qualquer lugar, por meio do Portal da Educativa.

Na Fertel, os estudantes foram acompanhados pelo diretor administrativo, Jucimar Luiz, que lhes apresentou espaços como a Sala da Memória Pedro C. R. Porfírio, onde há um museu que conta a história das atuais TVE Cultura e Educativa 104.7 FM, e o Espaço Cultural Aldo Olarte de Souza, voltado para mostras de arte temporárias –atualmente ele recebe a exposição Olhares da Notícia, com trabalhos fotojornalísticos de Nilson Figueiredo, Roberto Higa e Valentim Manieri.

Depois, os estudantes puderam visitar os estúdios da rádio e da TV e, finalmente, almoçaram nas dependências da Fertel. Além da fundação, eles estiveram na Governadoria e, durante a tarde, visitariam o Museu Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, e fariam um tour por Campo Grande.

“Trouxemos os estudantes para conhecer a Capital do Estado e ver de perto a organização, a administração política de Mato Grosso do Sul. Fomos recebidos na Governadoria e agora estamos aqui, na sede da Fertel. Nosso passeio faz parte do conteúdo prático das disciplinas de História e Geografia”, explicou a também professora Rudimara Cândido Machado.

Fundada em 1984, a atual Fertel está sediada no Parque dos Poderes desde 1994. O prédio tem 3,5 mil metros quadrados e a torre de transmissão chega a 116 metros de altura, sendo a maior torre de alvenaria da América Latina. A fundação é vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania.

Os espaços culturais da Fertel são abertos para visitação pública de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Grupos maiores, bem como turmas de escolas e outras instituições podem agendar visitações pelo telefone (67) 3318-3872 ou pelo canal Fale Conosco do Portal da Educativa.

(Colaborou Humberto Marques. Fotos: Daniela Lima e Pedro Amaral)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *