plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Alunos de escola pública de Maracaju são recebidos na Fertel

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Alunos da Escola Municipal João Pedro Fernandes, de Maracaju, visitaram na manhã desta terça-feira (25) a sede da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental trouxeram entusiasmo, curiosidade e alegria aos corredores do prédio onde funcionam a TVE Cultura, a Educativa 104.7 FM e o Portal da Educativa.

“São 52 alunos que vieram a Campo Grande para conhecer o centro administrativo do Estado. Isso envolve um projeto sobre o aniversário de Mato Grosso do Sul”, explicou a professora Ticiana Ducel, que cuidou de uma parte dos alunos enquanto outra metade da turma visitava as dependências da fundação. “Trouxemos os estudantes para saber como funcionam as TV e rádio públicas do Estado, bem como para que saibam qual é a função delas”, emendou.

A visita agitou os corredores da Fertel. Logo na entrada, crianças se divertiram com a passarela de acesso ao prédio. “Gostei muito da ponte da TV Educativa”, comentou o estudante Bruno Alves da Silva. Seu amigo Luis Vitor Siqueira, por sua vez, disse ter gostado muito do “riozinho”, o lago artificial que circunda o prédio.

“O lago me chamou a atenção, seu tamanho e formato. Também sou fascinada por vidros (que compõem a estrutura interna do prédio da educativa), observou, encantada, a estudante Thalita Brites. Já Francisco de Assis ficou impressionado com as câmeras, ao conhecer um dos estúdios da TVE Cultura e ainda perguntou para confirmar: “É aqui que faz a gravação dos programas, né?”.

Outros estudantes mostravam curiosidade com o que viria pela frente. “Já tinha vindo em Campo Grande, mas nunca no Parque dos Poderes no na TVE”, disse Jordana Ferreira Vilar, revelando ser mais ligada na internet, a qual acessar por smartphone, que descobriu durante a visita ser possível acompanhar a programação das emissoras em qualquer lugar, por meio do Portal da Educativa.

Na Fertel, os estudantes foram acompanhados pelo diretor administrativo, Jucimar Luiz, que lhes apresentou espaços como a Sala da Memória Pedro C. R. Porfírio, onde há um museu que conta a história das atuais TVE Cultura e Educativa 104.7 FM, e o Espaço Cultural Aldo Olarte de Souza, voltado para mostras de arte temporárias –atualmente ele recebe a exposição Olhares da Notícia, com trabalhos fotojornalísticos de Nilson Figueiredo, Roberto Higa e Valentim Manieri.

Depois, os estudantes puderam visitar os estúdios da rádio e da TV e, finalmente, almoçaram nas dependências da Fertel. Além da fundação, eles estiveram na Governadoria e, durante a tarde, visitariam o Museu Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, e fariam um tour por Campo Grande.

“Trouxemos os estudantes para conhecer a Capital do Estado e ver de perto a organização, a administração política de Mato Grosso do Sul. Fomos recebidos na Governadoria e agora estamos aqui, na sede da Fertel. Nosso passeio faz parte do conteúdo prático das disciplinas de História e Geografia”, explicou a também professora Rudimara Cândido Machado.

Fundada em 1984, a atual Fertel está sediada no Parque dos Poderes desde 1994. O prédio tem 3,5 mil metros quadrados e a torre de transmissão chega a 116 metros de altura, sendo a maior torre de alvenaria da América Latina. A fundação é vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania.

Os espaços culturais da Fertel são abertos para visitação pública de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Grupos maiores, bem como turmas de escolas e outras instituições podem agendar visitações pelo telefone (67) 3318-3872 ou pelo canal Fale Conosco do Portal da Educativa.

(Colaborou Humberto Marques. Fotos: Daniela Lima e Pedro Amaral)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *