Os alunos do 6º ano A e B da escola estadual Bonifácio Camargo Gomes (BCG) em Bonito tiveram que esquecer a pouca idade e ralar duro nas eleições municipais deste ano. Além de ir para as urnas, a garotada precisou incorporar a política, criando siglas partidárias, escolhendo candidatos para prefeito e vereador, elaborando planos de governo e defendendo-os diante da turma.
A ideia foi do professor de história da escola, Elton Teixeira. “Nós estamos estudando democracia na Grécia antiga, as formas de poder, daí surgiu à ideia de fazer um panorama com atualidade. Como estávamos em período eleitoral, pensei que seria interessante trazer um pouco disso para dentro da sala, porque uma experiência como essa marca a vida da criança que está começando a conhecer a democracia e insita o perfil político deles”, explicou.
Na prática, os alunos precisaram simular uma eleição em um tempo limitado. Depois de criar os partidos e escolher os candidatos, ouviram as propostas de cada um e depois foram as urnas. Cada sala escolheu um prefeito e um vereador, havendo até empate entre os concorrentes, que foi resolvido da melhor maneira possível. “Os dois conversaram entre e si e com a sala e decidiram que iriam dividir o poder e as responsabilidades”, disse o professor.
Depois de eleitos, prefeitos e vereadores foram diplomados no pátio da escola, com direito a faixas e certificados, entregues também pelo deputado jovem de Mato Grosso do Sul, Wesley Ferraz, também aluno da escola, que no fim de setembro, passou uma semana em Brasília, representando o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro. “A tentativa é que conceitos políticos transmitidos aos estudantes possam ir desde a própria noção de política, passando por questões como participação, representação, voto e democracia Valores importantes aos cidadãos”, finalizou Elton.